Android 15 vai fazer maravilhas pelo Bluetooth para o áudio!

Desde que as saídas para auscultadores deixaram de existir nos telemóveis, o Android teve de se apoiar fortemente no Bluetooth para áudio. A norma nunca foi ideal para o efeito. Mas nos últimos anos foram dados grandes passos para reduzir o consumo de energia e a latência. Também para melhorar a qualidade do som graças ao Bluetooth LE Audio. A nova norma, disponível pela primeira vez com o Bluetooth 5.2, permite mesmo ligar vários auscultadores a uma única fonte e, com o Android 15, este processo pode tornar-se significativamente mais fácil.

Android 15 vai fazer maravilhas pelo Bluetooth para o áudio!

Conforme descoberto pelo especialista em Android Mishaal Rahman, a Google pode adicionar funções melhoradas de transmissão Bluetooth no Android 15. As transmissões Bluetooth são uma parte da especificação Bluetooth Auracast, introduzida em meados de 2022, que permite enviar um sinal Bluetooth para vários receptores. Semelhante a como uma estação de rádio pode enviar o sinal para vários receptores sintonizados na mesma frequência, apenas com encriptação opcional e um alcance inferior.

comprar auriculares, ouvir mal nos auriculares, comprar uns earbuds, Android 15 Bluetooth

Embora o Android tenha suportado Auracast e Bluetooth LE Audio a nível técnico desde o Android 13 através da interface do leitor multimédia, não é exatamente fácil ou intuitivo ligar ou mesmo configurar experiências de áudio partilhadas. Escondido na aplicação de definições na última versão beta do Android 14 QPR2, Mishaal Rahman conseguiu ativar um novo ecrã de definições para fluxos de áudio. A funcionalidade permite-lhe digitalizar um código QR para aceder a um sinal Bluetooth. Também deve haver uma lista de streams de áudio próximos abaixo dele. Também é possível selecionar os dispositivos de áudio com que pretende ouvir.

O ecrã deve estar em Definições → Dispositivos ligados → Preferências de ligação. Apesar de ainda estar um pouco escondido, a Google pode também adicionar um atalho nas definições Bluetooth ou no mosaico de definições rápidas. É claro que ainda é cedo para esta novidade. Assim Mishaal Rahman acha que é uma função para o Android 15.

É provável que, num futuro próximo, vejamos muitos mais dispositivos Bluetooth LE Audio, que serão necessários para que isto funcione. Tendo isso em conta, faz sentido que a Google prepare a base.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.