Update para o Windows 11 22H2 não instala? Resolva já!|

A Microsoft lançou o primeiro grande update para o Windows 11, o 22H2, em setembro de 2022. A atualização adicionou uma série de novas funcionalidades entre outras melhorias. Pode ser instalada de forma manual ou através do Windows Update. No entanto, alguns utilizadores relataram em fóruns que não podem atualizar o Windows 11 para a versão 22H2. Estes utilizadores disseram que as atualizações ficam presas tanto quando tentam descarregar e instalar. Em alguns casos surge o código de erro 0x800f0806. No entanto vamos explicar-lhe como pode resolver.

Update para o Windows 11 22H2 não instala? Resolva já!|

App do Windows para corrigir problemas

O Windows vem com um assistente para a correção de erros no Windows Update. Em muitos casos pode ajudá-lo a identificar o problema que impede atualizações do Windows. É verdade que pode não corrigir todos os problemas de atualização; no entanto, pode resolver muitos deles.

Em primeiro lugar na pesquisa escreva Windows Update problemas ou então localizar e corrigir problemas Windows Update. Irá aparecer uma aplicação que deverá abrir.

erro 0x80070426 no Windows Update

A seguir e na janela que surgir basta dar um clique em seguinte.

- Advertisement -

Depois a aplicação irá verificar se existem problemas e em caso afirmativo irá resolvê-los.

erro 0x80070426 no Windows Update

Depois disso é só correr novamente o Windows Update e verificar se a situação ficou resolvida.

Sistema de verificação de ficheiros

Existem várias causas possíveis para este código de erro, mas a mais comum é uma questão temporária ou um ficheiro de sistema corrompido. Neste caso, terá de utilizar uma ferramenta incorporada chamada System File Checker para reparar os ficheiros avariados. O procedimento para executar esta ferramenta é o seguinte:

sfc /scannow

Para isso escreva na pesquisa linha de comandos. Depois escolha a opção Executar como administrador.

É que para executar este serviço é mesmo necessário ter este tipo de privilégios.

erro 0x80070426 no Windows Update

Depois na nova janela é só colocar o comando e esperar que o processo termine.

Dependendo do espaço ocupado e do tamanho do disco ele poderá levar mais ou menos tempo.

Quando o processo tiver terminado somos informados acerca do que foi reparado.

Pode executar outras tarefas enquanto o sistema verifica os dados. Depois de concluir o processo, reinicie o computador e tente atualizar o Windows novamente.

Se o problema continuar, deve executar a verificação DISM para reparar quaisquer imagens do sistema corrompidas e restaurar os ficheiros do sistema. Assim volte à pesquisa e corra novamente a linha de comando com privilégios de administração.

No entanto agora deverá executar o comando:

Dism.exe /online /cleanup-image /scanhealth
Dism.exe /online /cleanup-image /restorehealth

Reiniciar os serviços Windows importantes

Esta solução requer que reinicie certos serviços cruciais do Windows Update que não estão a funcionar. Os passos são os seguintes:

Em primeiro lugar temos de ir à caixa de pesquisa e escolher serviços.

Depois nos serviços basta procurar por Windows Update

A seguir clique com o botão direito do rato e escolha Propriedades. No tipo de arranque escolha automático. A seguir escolha Iniciar.

Depois é só dar um clique para aplicar e depois em OK.

Entretanto é boa ideia fazer o mesmo com outro serviço. Mais especificamente o Serviço de Transferência Inteligente em segundo plano.

Fazer reset aos componentes do Windows Update

Componentes de Atualização do Windows corrompidos podem frequentemente causar erros de atualização. Para resolver este problema, tem de redefinir todos os componentes da atualização do Windows e tentar novamente atualizar o sistema operativo.

Assim abra novamente a linha de comando com privilégios de administração como explicámos acima.

Depois terá de executar os comandos:

net stop bits
Depois net stop wuauserv
net stop appidsvc
Por fim net stop cryptsvc

Um de cada vez, claro, e pressionando sempre Enter depois de introduzir cada um.

Agora terá de executar outro comando:

Ren %systemroot%\SoftwareDistribution SoftwareDistribution.old

e depois

Ren %systemroot%\System32\catroot2 catroot2.old

A seguir tem de reiniciar os serviços que parou:

net start bits
A seguir net start wuauserv
net start appidsvc
Por fim net start cryptsvc

Instalação manual

Uma hipóteses é descarregar a atualização manualmente e atualizar. Para isso só tem de ir aqui e descarregar o primeiro ficheiro que aparece.

A outra forma é através de um ISO

Para deitar a mão ao ISO mais recente do Windows 11 2022 há duas coisas que pode fazer. Ou vai diretamente ao site da Microsoft e mais concretamente a esta ligação ou então descarrega a imagem do sistema operativo a partir do site RG-Adguard.

Utilizar este site é muito simples e em primeiro lugar temos de selecionar o produto. Sim porque podemos até descarregar versões beta do Windows e até o Office.

atualizar Windows 11 2022

Dito isto e caso o objetivo seja o Windows 11 2022 temos de escolher Windows (Final) no tipo e na versão Windows 11 22H2.

Depois no caso da edição temos de selecionar Windows 11. Logo a seguir é só escolhermos o idioma e por fim a arquitetura.

Atenção, embora inicialmente pareça que só está lá Português (Brasileiro) procure bem porque está lá também o Português.

Com tudo selecionado é só carregarmos em Transferir.

atualizar Windows 11 2022

A imagem ISO tem cerca de 5.11GB de tamanho. Uma vez descarregada a imagem, clique duas vezes nela e o Explorador de Ficheiros irá montá-la numa unidade virtual. Execute a configuração e siga as instruções no ecrã para instalar o Windows 11 22H2 no seu PC. Opcionalmente, pode utilizar o ISO com uma ferramenta como o Rufus para criar uma unidade USB de arranque. Deste modo, pode utilizar o ISO para fazer o upgrade do Windows 10 para o Windows 11 22H2 diretamente.

E pronto de algumas destas formas vai conseguir instalar o update para o Windows 11 22H2.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.