Novo update para o Galaxy S10/S10+ está a bloquear os smartphones!

Galaxy S10

Quando o site AndroidAuthority lança um aviso, devemos mesmo levá-lo a sério. Este conhecido site está a alertar os possuidores do Samsung Galaxy S10 e S10 Plus que foi encontrado um problema na mais recente atualização para este dispositivo. Após a instalação já não vai conseguir desbloquear este equipamento.

Alerta! Update para o Galaxy S10 está a bloquear os smartphones!

Este site foi alertado por um dos seus leitores que se deparou com este problema. Entretanto, esta situação já está a ser discutida nos fóruns da Samsung e também no Reddit.

galaxy watch, s10

Galaxy S10: mas como é que tudo se passa?

Depois da atualização ser instalada, o Galaxy S10 ou S10 Plus reinicia e pede aos utilizadores para introduzirem a palavra-passe ou o PIN para desbloquearem o smartphone. No entanto, depois de o fazerem, o ecrã fica preto e volta a pedir ao utilizador que insira a palavra-passe.

Eventualmente está a pensar assim. Eu não defini nenhum pin ou password para o ecrã por isso estou a salvo. Errado. Este problema acontece, mesmo quando não se definiu nada.

Samsung Galaxy S10

Que mais se sabe acerca deste problema? 

Este problema parece ter chegado após uma atualização muito recente. Eventualmente nos últimos dias.

Um aspeto curioso é que não afetou todos os dispositivos atualizados. Para além disso, afeta até as pessoas que nunca utilizaram um código pin ou uma palavra-passe para o bloqueio do ecrã.

Esta situação afeta tanto quem tem um Galaxy S10 e S10 Plus.

Como corrigir? 

Uma das soluções que mais tem funcionado é um hard reset. O problema é que acabamos por perder tudo. Se não houver backup, isto é sem dúvida uma má notícia.

Para já este problema parece estar mais confinado à versão americana destes dispositivos. No entanto, neste momento, nada é certo. Pode tratar-se de algo mais localizado ou mesmo a nível global.

Pelo sim, pelo não, tenham o cuidado de fazer uma cópia de segurança de tudo o que têm no smartphone. Se ocorrer algum problema vão conseguir resolvê-lo, pelo menos sem perder dados.