Um APU a sério no mundo AMD? Abram alas ao Ryzen 7 5700G

Depois do sucesso dos recentes Ryzen 5000 para o mundo dos PCs Destkop, eis que a gigante dos microprocessadores está neste momento a preparar mais alguns modelos para ‘complementar’ este tão exigente mercado.

Especialmente um APU que poderá mesmo revolucionar o mercado dos PCs, ou criar um submercado completamente novo, o Ryzen 7 5700G, que vai finalmente servir de alternativa ao velhinho Ryzen 5 3400G.



Vamos ter um APU a sério no mundo AMD! Abram alas ao Ryzen 7 5700G

5700G

Portanto, além do APU mencionado em cima, a AMD também está a preparar o lançamento de dois outros modelos, o Ryzen 7 5800 e Ryzen 9 5900, modelos ‘low-power’ baseados nos modelos ‘X’ já existentes nas prateleiras, chegando apenas aos 65W de TDP em vez dos 105W dos modelos 5800X e 5900X. Além disto, os seus ‘boost clock’ também são 100MHz mais baixos. Mas lá está… Apesar de serem modelos menos poderosos, o Preço também deverá ser bastante mais apelativo para os consumidores!

Mas vamos ao que interessa, o novo APU com 8 núcleos e 16 threads, o 5700G!

Ao que parece, segundo um ‘leak’ muito recente, o 5700G é uma espécie de 5800X ligeiramente mais fraco, com um iGPU Vega integrado. Dito isto, vai contar com 8 núcleos Zen 3 e 16 threads, com a frequência de 4.4GHz.

Ao nível da performance, o CPU-Z aponta para 613.6 pontos no teste single-thread e 6292.2 pontos no teste multi-thread. Ou seja, 5% mais lento em relação ao atual 5800X. Uma queda que muito provavelmente está relacionada com o decréscimo da memória L3 que é agora de 16MB em vez de 32MB.

Ainda assim, se por acaso gosta dos APUs da AMD, tem aqui uma alternativa realmente capaz de oferecer performance a sério, ao mesmo tempo que oferece um iGPU decente para aproveitar algum gaming depois do trabalho.

Contudo, existe a possibilidade deste novo APU ser exclusivo dos OEMs… O que seria extremamente desapontante, visto que a alternativa mais poderosa continua a ser o 3400G, depois dos Ryzen 4000 nunca terem chegado às prateleiras.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também