Um APU a sério no mundo AMD? Abram alas ao Ryzen 7 5700G

Depois do sucesso dos recentes Ryzen 5000 para o mundo dos PCs Destkop, eis que a gigante dos microprocessadores está neste momento a preparar mais alguns modelos para ‘complementar’ este tão exigente mercado.

Especialmente um APU que poderá mesmo revolucionar o mercado dos PCs, ou criar um submercado completamente novo, o Ryzen 7 5700G, que vai finalmente servir de alternativa ao velhinho Ryzen 5 3400G.



Vamos ter um APU a sério no mundo AMD! Abram alas ao Ryzen 7 5700G

Ryzen 3000

Portanto, além do APU mencionado em cima, a AMD também está a preparar o lançamento de dois outros modelos, o Ryzen 7 5800 e Ryzen 9 5900, modelos ‘low-power’ baseados nos modelos ‘X’ já existentes nas prateleiras, chegando apenas aos 65W de TDP em vez dos 105W dos modelos 5800X e 5900X. Além disto, os seus ‘boost clock’ também são 100MHz mais baixos. Mas lá está… Apesar de serem modelos menos poderosos, o Preço também deverá ser bastante mais apelativo para os consumidores!

Mas vamos ao que interessa, o novo APU com 8 núcleos e 16 threads, o 5700G!

Ao que parece, segundo um ‘leak’ muito recente, o 5700G é uma espécie de 5800X ligeiramente mais fraco, com um iGPU Vega integrado. Dito isto, vai contar com 8 núcleos Zen 3 e 16 threads, com a frequência de 4.4GHz.

Ao nível da performance, o CPU-Z aponta para 613.6 pontos no teste single-thread e 6292.2 pontos no teste multi-thread. Ou seja, 5% mais lento em relação ao atual 5800X. Uma queda que muito provavelmente está relacionada com o decréscimo da memória L3 que é agora de 16MB em vez de 32MB.

Ainda assim, se por acaso gosta dos APUs da AMD, tem aqui uma alternativa realmente capaz de oferecer performance a sério, ao mesmo tempo que oferece um iGPU decente para aproveitar algum gaming depois do trabalho.

Contudo, existe a possibilidade deste novo APU ser exclusivo dos OEMs… O que seria extremamente desapontante, visto que a alternativa mais poderosa continua a ser o 3400G, depois dos Ryzen 4000 nunca terem chegado às prateleiras.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Netflix perdeu contra a HBO! Primeira vez em muito tempo…

Foi um ano em cheio para as plataformas de Streaming. Sobretudo porque os cinemas se encontraram fechados durante muito tempo, devido claro está, à...

Sony tem um SSD pensado para a PS5, mas é caro à sorte!

Como deve saber, a Sony lançou finalmente uma atualização para a sua PlayStation 5, que por sua vez, permite a instalação de um SSD...

Fim-de-semana doido na Netflix! Aproveite os novos projetos!

Mais uma semana, e mais uma catrefada de grandes projetos que chegaram à Netflix. E como tal, iremos revelar-lhe aqui mais em baixo alguns...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!