Inicio Android Twitter declara guerra ao spam e às contas maliciosas

Twitter declara guerra ao spam e às contas maliciosas

Depois do Twitter ter adquirido uma startup de segurança denominada Smyte, eis que esta empresa está a efetuar algumas mudanças para combater, como nunca, bots e outras contas maliciosas.

Tudo vai começar com um novo sistema de verificação que afeta apenas as novas contas criadas nesta rede social. Este é, sem dúvida, o ponto de partida correto, uma vez que um dos maiores problemas que afetam estas empresas é a facilidade com que os utilizadores mal-intencionados conseguem criar novas contas, caso a anterior tenha sido bloqueada. Assim, a confirmação por email ou por telefone será obrigatória.

É verdade que esta iniciativa não impede necessariamente que os bots apareçam. Como sabem, não é de todo impossível criar um novo endereço de e-mail ao configurar um bot. No entanto, se os serviços que permitem a criação de contas de correio eletrónico começarem a implementar também estas medidas de segurança, o processo deverá tornar-se mais difícil.

Para além desta iniciativa, o Twitter continua a desenvolver uma nova ferramenta de aprendizagem de máquina que será utilizada para detetar contas falsas ou mal intencionadas.

A abordagem proativa destina-se a melhorar o sistema atual de análise baseado no comportamento do utilizador e já está a dar frutos. De facto, durante todo o mês de maio, o sistema conseguiu detetar 9,9 milhões de spam e contas não-humanas e reduzir o spam feito por humanos em 32%. Isto apenas num período de dois meses.

Para além disso, estão a ser bloqueadas novas contas de spam durante o processo de inscrição ou logo a seguir. De facto, o Twitter já afirmou que está a suspender cerca de 50.000 novas contas por dia. Muitas delas são novas contas que começam a seguir automaticamente um grande número de contas de celebridades ou influenciadores.

Finalmente, quando o Twitter percebe que uma conta que se está a comportar de forma suspeita, mas não é claramente uma conta maliciosa ou gerida por um bot, a “visibilidade” dessas contas será reduzida. Isto provavelmente significa que os seus tweets e comentários não serão exibidos e não terão uma classificação muito alta nas pesquisas efetuadas na plataforma.

Para além disso, será colocado um aviso na conta e os novos utilizadores não vão poder segui-la. Estas alterações vão estar presentes na plataforma web e na aplicação para dispositivos móveis. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

MIUI 13: estes são os smartphones Xiaomi que vão receber!

A interface da Xiaomi, a MIUI, é sem dúvida uma das melhores. Não só pelo design clean e com alguns elementos inspirados na Apple,...

Galaxy Buds Beyond: são estes os novos auriculares da Samsung?

A Samsung está a preparar-se para um evento Unpacked no início de Janeiro. Aí, a gigante coreana deve apresentar a gama Galaxy S21 mas...

Black Friday Super Sale: Oferta do Windows 10 e Office por um preço louco!

Está preparado para uma das maiores oportunidades desta Black Friday? Então aproveite agora mesmo esta grande novidade integrada na GoDeal24.com Black Friday Super Sale!...

Samsung retoma o update One UI 3.0 beta para o Fold 2!

Outro dia referimos na Leak que a Samsung suspendeu o update One UI 3.0 Beta para o Galaxy Z Fold 2. Isto devido a...

Huawei: finalmente as lentes líquidas estão a caminho do P50!

Não é a primeira vez que falamos de lentes líquidas na Leak associadas à Huawei. De facto, já muito se falou mas ainda nada...