É isto que tem de fazer se a sua TV não liga! Experimente

Quando aponta o controlo remoto para o televisor e carrega no botão de ligar/desligar, mas o televisor não responde, muitos utilizadores ficam logo em pânico. É que na prática ninguém sabe se se trata de um problema grave ou de algo que será resolvido num breve momento. Por vezes, isto acontece quando há algum tipo de falha no software. Outras vezes, o problema é com o controlo remoto. Uma avaria na retroiluminação também pode ser uma causa provável. Assim é isto que tem de fazer se a sua TV não liga!

É isto que tem de fazer se a sua TV não liga! Experimente

Uma solução rápida se a luz vermelha de standby estiver acesa

Quando a luz vermelha de standby está visível no seu televisor, isto significa que está a receber energia. É uma boa notícia porque significa que não tem de mexer na tomada ou no cabo de alimentação do televisor. A primeira coisa a fazer é determinar se o problema é com o televisor ou com o controlo remoto. Se o televisor não ligar quando utiliza o telecomando, experimente premir o botão de alimentação no próprio televisor. Entretanto se isso resolver o problema, tente testar o controlo remoto novamente. Se continuar a não haver resposta, então o culpado é o telecomando.

televisão ligada enquanto dorme, compre uma TV, OLED, Mudar de TV no Natal, TV não liga

Pode simplesmente precisar de pilhas novas, o que é uma solução fácil. Se isso não funcionar, poderá ter de emparelhar novamente o telecomando com o televisor. Para o fazer, aponte o telecomando para o televisor, premindo e mantendo premidos os botões “Voltar” e “Play/Pause” em simultâneo durante, pelo menos, três segundos (TV Samsung) . Se o televisor não se ligar mesmo quando prime o botão de alimentação no televisor, então, infelizmente, o problema pode ser mais grave.

Desligar e voltar a ligar

Caso se trate de uma estranha falha de software, experimente desligar o televisor da parede e voltar a ligá-lo. É a velha solução informática “desligar e voltar a ligar”. Deixe-a desligada durante um minuto. Enquanto estiver desligado, passe metade desse minuto a manter premido o botão de alimentação do televisor. Não se esqueça de contar, porque é melhor mantê-lo premido durante 30 segundos. Depois disso, solte o botão, mas espere mais 30 segundos antes de voltar a ligar o televisor à tomada. Se o problema for uma falha de software, isso pode resolvê-lo. Por vezes, as respostas mais fáceis são as correctas.

Retroiluminação

Embora, por vezes, um problema de retroiluminação se apresente com uma luz de standby intermitente, há ocasiões em que o televisor se apresenta normalmente, mas o ecrã não apresenta qualquer imagem. Para ver se existe um problema com a retroiluminação, precisa de uma lanterna. Ligue-a e mantenha-a perto do ecrã quando o televisor estiver ligado. Se houver uma imagem, embora muito ténue, para onde está a apontar a luz, então o problema é com a retroiluminação.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados