Sabe o que é o “Modern Standby” do Windows 10? Já usou?

Caso não saiba, as versões mais recentes do Windows 10 têm um novo Modo Standby denominado de “Modern Standby”, que por sua vez não é mais que uma expansão ao que já podíamos encontrar no Windows 8.1.

Dito isto, o Connected Standby (introduzido no W8.1) e agora o novo Modern Standby do W10 têm a grande missão de oferecer uma experiência On/Off instantânea. Algo muito similar ao que podemos encontrar no mundo dos smartphones. Por exemplo, o seu telemóvel, quando não está a ser utilizado, rapiamente entra em modo Low Power. Contudo, está sempre ligado à Internet para que não perca uma chamada, uma mensagem ou uma notificação importante.



Sabe o que é o “Modern Standby” do Windows 10? Já usou?

Xiaomi 144Hz

Qual é a diferença entre os dois modos? É bastante simples, o novo Modern Standby é um pouco mais inclusivo, permitindo a entrada de novos processos no ‘sleep mode’. Por exemplo, anteriormente, o standby não suportava armazenamento híbrido como o SSD + HDD ou SSHD, algo que já acontece na nova versão. Nem permitia a manutenção dos microfones ativos, algo que também já é possível.

Mas resumindo bastante a coisa, vamos usar mais uma vez o exemplo do smartphone… Afinal, quando pega no seu telemóvel, este está imediatamente pronto a trabalhar, a mostrar os mails, mensagens, notificações, etc… Como?

É muito simples, apesar de estar num modo ‘Low Power’ para gastar menos bateria, continua ligado à Internet. Com vários processos em execução de forma a manter ativos vários aspetos do SO também eles ativos. Um modo limitado mas muito útil. E como já deve ter percebido, o novo Modern Standby é a tentativa da Microsoft de levar um pouco desta experiência para o mundo dos PCs. Afinal, como disse em cima, até é possível deixar os microfones ligados, para ligar o PC com uma palavra ou frase chave.

Contudo, isto não é uma grande novidade, visto que já foi apresentada na CES 202 por várias fabricantes de portáteis. Então… Porquê falar disto agora? Porque nem todos os portáteis no mercado trazem suporte à tecnologia.

Ou seja, o Modern Standby, ou S0 Low Power Idle, não é suportado por todos os computadores Windows 10. No entanto, se por acaso tiver um ultrabook, talvez seja boa ideia ir à procura da funcionalidade! Visto que pode ter sido adicionada pela fabricante através de uma atualização de software.

Como verificar se tem suporte? Siga estes passos!

Use o comando “Windows + R” e escreva “cmd” para abrir o terminal. Posteriormente escreva “powercfg/a” e carregue no Enter.

Irá aparecer algo como isto:

No meu caso, o meu ASUS ZenBook Duo já traz suporte à funcionalidade e já se encontra ativa.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Intel apostou nos 6nm da TSMC para a suas placas gráficas

Como deve saber, a Intel está prestes a fazer uma forte aposta no mundo das placas gráficas. Curiosamente, numa altura bastante interessante, visto que...

Sabe quem vai começar a produzir vacinas? A Samsung!

Ao que tudo indica, na luta contra a COVID-19, até as grandes empresas tecnológicas querem meter o bedelho! Como é o caso da gigantesca...

iPhone dobrável? Lançamento apenas em 2023!

Gosta dos esforços "dobráveis" da Samsung, Huawei, Xiaomi e Oppo? Pois bem, se por acaso gostava de ver algo no mundo Apple, ainda tem...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!