Caso não saiba, as versões mais recentes do Windows 10 têm um novo Modo Standby denominado de “Modern Standby”, que por sua vez não é mais que uma expansão ao que já podíamos encontrar no Windows 8.1.
Dito isto, o Connected Standby (introduzido no W8.1) e agora o novo Modern Standby do W10 têm a grande missão de oferecer uma experiência On/Off instantânea. Algo muito similar ao que podemos encontrar no mundo dos smartphones. Por exemplo, o seu telemóvel, quando não está a ser utilizado, rapiamente entra em modo Low Power. Contudo, está sempre ligado à Internet para que não perca uma chamada, uma mensagem ou uma notificação importante.
Sabe o que é o “Modern Standby” do Windows 10? Já usou?
Qual é a diferença entre os dois modos? É bastante simples, o novo Modern Standby é um pouco mais inclusivo, permitindo a entrada de novos processos no ‘sleep mode’. Por exemplo, anteriormente, o standby não suportava armazenamento híbrido como o SSD + HDD ou SSHD, algo que já acontece na nova versão. Nem permitia a manutenção dos microfones ativos, algo que também já é possível.
Mas resumindo bastante a coisa, vamos usar mais uma vez o exemplo do smartphone… Afinal, quando pega no seu telemóvel, este está imediatamente pronto a trabalhar, a mostrar os mails, mensagens, notificações, etc… Como?
É muito simples, apesar de estar num modo ‘Low Power’ para gastar menos bateria, continua ligado à Internet. Com vários processos em execução de forma a manter ativos vários aspetos do SO também eles ativos. Um modo limitado mas muito útil. E como já deve ter percebido, o novo Modern Standby é a tentativa da Microsoft de levar um pouco desta experiência para o mundo dos PCs. Afinal, como disse em cima, até é possível deixar os microfones ligados, para ligar o PC com uma palavra ou frase chave.
Contudo, isto não é uma grande novidade, visto que já foi apresentada na CES 202 por várias fabricantes de portáteis. Então… Porquê falar disto agora? Porque nem todos os portáteis no mercado trazem suporte à tecnologia.
Ou seja, o Modern Standby, ou S0 Low Power Idle, não é suportado por todos os computadores Windows 10. No entanto, se por acaso tiver um ultrabook, talvez seja boa ideia ir à procura da funcionalidade! Visto que pode ter sido adicionada pela fabricante através de uma atualização de software.
Como verificar se tem suporte? Siga estes passos!
Use o comando “Windows + R” e escreva “cmd” para abrir o terminal. Posteriormente escreva “powercfg/a” e carregue no Enter.
Irá aparecer algo como isto:
No meu caso, o meu ASUS ZenBook Duo já traz suporte à funcionalidade e já se encontra ativa.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.