Para tirarmos o máximo partido dos filmes e das séries que gostamos de ver, convém termos uma TV bem calibrada e com uma boa reprodução de imagem. No entanto, são muitos os utilizadores que se queixam do oposto. Têm uma TV com a imagem demasiado escura, o que prejudica a experiência de visualização. No entanto a boa notícia é que consegue resolver.
TV com a imagem demasiado escura? Faça isto para resolver!
Na prática existem duas formas de ajustar o brilho. Assim em vez de ir diretamente para a definição de “Brilho”, que é compreensível que queira fazer, jogue primeiro com as definições de “Luz de fundo”. O ajuste da retroiluminação é mais parecido com o que seria de esperar do ajuste do brilho, uma vez que torna o ecrã globalmente mais claro ou mais escuro. É idêntico ao que acontece quando ajusta o brilho do seu telemóvel.
Às vezes esta função é chamada de pico de brilho, embora possa variar. Seja qual for o nome, é uma funcionalidade subestimada nos televisores modernos, da qual deve tirar partido.
Não existe uma definição perfeita para isto, pois é tudo uma questão de preferência. No entanto, se estiver cansado de ver filmes ou episódios de televisão com demasiada dificuldade, é melhor manter a retroiluminação no máximo. Mas atenção, se for demasiado brilhante para si, pode causar dores de cabeça e cansaço visual, além de poder encurtar a vida útil do televisor. Além disso, é uma boa ideia ajustar esta definição com base na iluminação da divisão. Uma sala iluminada exige que a definição seja mais alta, enquanto que é melhor que a luz de fundo seja mais fraca numa sala mais escura.
Ajustar o brilho da televisão
O primeiro método, e aparentemente o mais óbvio, para melhorar o brilho do televisor é ir diretamente para a definição “Brilho”. Tecnicamente, esta definição não faz o que a maioria dos espectadores pensa que faz. Para a maioria dos televisores, esta definição está, na verdade, a ajustar o que considera ser o preto absoluto. Assim, as sombras que vê no ecrã serão um tom mais claro de preto ou um tom mais escuro, dependendo da forma como posiciona o seletor. No entanto, isto pode ter efeitos adversos na experiência de visualização geral, uma vez que a imagem parecerá plana se for definida para um valor demasiado alto. Se o colocar demasiado baixo, vai ter dificuldade em ver a grande maioria das cenas.
Uma boa estratégia para colocar a definição de “Brilho” no seu nível ideal é baixá-la totalmente. Sim, agora tudo é difícil de ver. A seguir aumente gradualmente o nível até que ainda existam sombras, mas consiga distinguir alguns detalhes dentro dessas sombras. O objetivo é que a imagem tenha profundidade e detalhe suficientes sem parecer desbotada.
Verifique as definições de luz ambiente
Muitos dos televisores modernos têm sensores de luz que detectam a quantidade de luz na divisão, de modo a poderem ajustar o brilho dos pixels do televisor em conformidade. Não é uma má definição se não precisar do brilho do ecrã a toda a hora. É ideal para aqueles que ajustam a retroiluminação de acordo com a iluminação da divisão, uma vez que lhes poupa o incómodo de ajustar frequentemente as definições. No entanto, se não é isso que pretende para o seu televisor, desligue-o.
Há também certos modos de imagem que escurecem automaticamente o ecrã para conservar energia. Embora isso reduza ligeiramente a sua conta de eletricidade e maximize a vida útil do televisor, se essa não for a sua prioridade e se preferir distinguir uma personagem de outra, deve desligar qualquer modo de poupança de energia.