Transferências Bancárias continuam lentas. Porquê?

As transferências entre bancos diferentes continuam a demorar imenso tempo, especialmente para o nível de exigência do consumidor moderno. Caso não saiba, se a transferência for feita até à hora limite da instituição (normalmente 15h), esta pode demorar até 24 horas. Se porventura for feita depois da hora limite mencionada, pode demorar até 48 horas.

Por exemplo, se fizer uma transferência interbancária às 21h de sexta-feira, é possível que o dinheiro só chegue à conta de destino na terça-feira seguinte.

É muito tempo.

Assim, apesar do facto de já existir a possibilidade de fazer transferências imediata, que como o nome indica são de facto imediatas, e de o seu preço até ter mudado um pouco em 2025, a realidade é que ainda tem de meter uma balança à sua frente para pesar os prós e contras. Quer esperar ou quer pagar?

Mas, a questão ardente está no porquê de ainda ser tão lento passar dinheiro de um lado para o outro em 2025.

Transferências Bancárias continuam lentas. Porquê?

máquinas Multibanco

A explicação é bastante simples, o sistema bancário está altamente desatualizado, e isto não é um problema apenas e só em Portugal. É mesmo um problema global. Para ter ideia, os bancos têm manutenção do seu sistema arcaíco durante a tarde ou noite, em que literalmente estão offline.

Além deste facto, tens a regulamentação regional, onde poderá existir a obrigatoriedade de fazer um apanhado diário daquilo que cada banco tem. Daí este “fecho” diário.

Porquê tanta velocidade no MBWay, Revolut, etc… e tanta lentidão nos bancos tradicionais?

Porque são sistemas diferentes. O MBWay tem acesso às contas dos utilizadores através do registo inicial, além disso, todo o automatismo é gerido pela SIBS e não pelo seu banco.

Já no caso do Revolut, ou outras plataformas similares, o sistema é completamente novo feito a pensar nas transações SEPA.

A lentidão dos bancos existe porque o dinheiro está em utilização?

Geralmente não, apesar do facto de esta ser uma das muitas “desculpas” utilizadas pelas entidades bancárias. A lentidão está no sistema velho, desatualizado, com fechos diários que demoram demasiado tempo.

Como funcionam as transferências imediatas?

É um sistema diferente. Segundo o Banco de Portugal (Fonte):

transferências bancárias continuam lentas. porquê?

A transferência imediata acontece em nome de um cliente ordenante, que por sua vez possui uma conta de pagamento num Prestador de Serviços de Pagamento aderente. Isto a favor de um cliente beneficiário que possua igualmente uma conta de pagamento no mesmo ou em um outro Prestador de Serviços de Pagamento aderente.

Em suma, as operações acontecem em tempo real (até 10 segundos após a aceitação da ordem de pagamento pelo Prestador de Serviços de Pagamento do ordenante).

Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!
Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it.
 
Share to...