O USB tornou-se o padrão universal para carregar dispositivos como smartphones, smartwatches, auscultadores sem fios e outros gadgets do dia a dia. Como tal, é cada vez mais comum encontrar tomadas de parede com portas USB em casas, escritórios e até em espaços públicos. Estas tomadas são práticas, pois eliminam a necessidade de um adaptador de carregamento. No entanto, ao contrário das tomadas convencionais, estas portas USB não têm interruptor para as desligar quando não estão a ser utilizadas. Surge então a dúvida: será que continuam a gastar eletricidade mesmo sem nenhum dispositivo ligado?
Tomadas USB gastam eletricidade mesmo sem nada ligado?
Quando não está nada ligado a uma tomada USB, esta entra geralmente em modo de espera e consome apenas cerca de 0,05 watts de energia. Trata-se de um valor extremamente baixo, sem impacto relevante na fatura da eletricidade — representa apenas alguns cêntimos por ano.
Para se ter uma noção, uma televisão inteligente consome em média cerca de 100 watts por hora durante o uso. Já um frigorífico doméstico pode gastar entre 350 e 780 watts por hora. Em comparação, o consumo de uma tomada USB em repouso é praticamente desprezável.
E se o cabo USB estiver ligado, mas sem dispositivo?
Mesmo que o cabo USB esteja ligado à tomada, sem nenhum equipamento conectado, o consumo de energia continua a ser mínimo. No entanto, se tiver um dispositivo ligado — mesmo totalmente carregado — este continuará a consumir energia, embora a um ritmo mais lento. Por isso, é aconselhável desligar os equipamentos da tomada USB quando não estão a ser utilizados.
Deixar dispositivos a carregar durante a noite: boa ideia?
O consumo de energia depende também do tipo de equipamento ligado e da sua eficiência energética. Por exemplo, uns simples auriculares sem fios consomem muito menos do que uma bateria portátil de grande capacidade. Assim, se te preocupa o consumo elétrico, evita deixar dispositivos ligados durante a noite, especialmente aqueles que já estejam totalmente carregados.
Se estás a considerar instalar novas tomadas USB em casa, opta sempre por modelos de qualidade, de marcas fiáveis. Produtos baratos e mal construídos podem representar riscos de segurança e consumir mais energia do que o necessário.