AI News
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Tech
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Leak
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Tech
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Logo Leak
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mercedes: Quer andar mais rápido? Vai ter de pagar!

Tinta Solar pode ser o futuro dos carros elétricos ou híbridos.

Nuno Miguel Oliveira por Nuno Miguel Oliveira
27 de Janeiro, 2025
em Auto
0
Resumir com o ChatGPTPartilhar no Facebook

Há alguns meses atrás, fizemos uma notícia sobre carros elétricos equipados com painéis solares. Painéis, que claro está, durante o dia, estariam sempre a receber energia elétrica, e como tal, estariam constantemente a carregar a bateria do carro híbrido ou 100% elétrico.

Também fizemos alguns cálculos que provaram o porquê desse tipo de sistema ainda ser apenas de apoio, e como tal, impossível de carregar uma bateria mais a sério.

Mas, isso não significa que não seja uma solução para o futuro. Sendo exatamente por isso que a Mercedes anda a desenvolver uma tecnologia muito interessante para o futuro elétrico, que poderá afastar os 100% elétricos e carros híbridos PHEV dos carregadores.

  • Quantos painéis solares necessita para carregar um carro elétrico?

Tinta Solar pode ser o futuro dos carros elétricos ou híbridos.

Portanto, naquilo que parece uma ideia imaginada por uma simples criança, a Mercedes está mesmo a desenvolver uma tecnologia capaz de equipar um automóvel com um monte de painéis solares, para ser quase independente do sempre chato carregador.

Bem, mais ou menos, em vez de painéis solares como temos nas nossas casas, a ideia é implementar uma Tinta Solar. Ou seja, o carro vai parecer completamente normal, mas vai ser ainda assim capaz de ir buscar muita e boa energia ao sol.

tinta solar pode ser o futuro dos carros elétricos ou híbridos.

A mercedes afirma que pode ser possível andar cerca de 20 mil quilómetros por ano apenas e só através desta energia absorvida através da luz solar. Porém, como é óbvio, este valor vai sempre depender da região onde se encontra.

tinta solar pode ser o futuro dos carros elétricos ou híbridos.

Entretanto, a Mercedes não quis revelar os materiais desta nova tinta. Porém, foi dito que não são usados materiais raros ou tóxicos. Quanto à sua eficiência, é esperado que seja possível transformar 20% da luz em eletricidade. O que é mais ou menos aquilo que os painéis mais avançados do mercado são capazes de fazer.

Quando chega ao mercado?

Ainda é cedo. Mas, como a Mercedes já está a falar de forma muito pública sobre o assunto, não devem faltar assim tantos anos quanto isso. Talvez até ao final da década.

Porém, apesar de interessante, é preciso ter em conta que muitas das limitações continuam a existir. Ou seja, isto significa que é obrigado a deixar o carro ao sol durante todo o dia! O que não só pode trazer estragos aos materiais do automóvel. Como também significa que vai ter de usar alguma da energia capturada para refrescar o carro antes de começar cada viagem, especialmente no verão.

SummarizePartilhar234
Nuno Miguel Oliveira

Nuno Miguel Oliveira

Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Artigos relacionados

Botões falsos no carro? Vê como os transformar em algo incrível

Botões falsos no carro? Vê como os transformar em algo incrível

por Bruno Fonseca
14 de Fevereiro, 2026

Aqueles espaços vazios no teu painel já não precisam de ser apenas uma lembrança de que não compraste a versão topo de gama.

Fim dos radares? Novo asfalto inteligente vai mudar tudo!

De quem são as autoestradas? E afinal quem paga os arranjos?

por Nuno Miguel Oliveira
14 de Fevereiro, 2026

Nas últimas semanas tivemos ventos fortes, chuvas intensas, cheias, derrocadas, árvores caídas e estradas cortadas um pouco por todo o país. Na minha zona temos estradas interditas, reparações...

f1

Fórmula 1: A velocidade perdeu importância?

por Nuno Miguel Oliveira
14 de Fevereiro, 2026

A Fórmula 1 é o pináculo do desporto automóvel. Qualquer piloto que chegue a este escalão, chega ao topo da sua carreira. Ou seja, mesmo que fique em...

Este Volkswagen ID.7 provou que o medo dos elétricos no frio é um mito

Este Volkswagen ID.7 provou que o medo dos elétricos no frio é um mito

por Bruno Fonseca
13 de Fevereiro, 2026

Uma expedição de 3000 km até ao Círculo Polar Ártico que deixa os críticos da mobilidade elétrica sem argumentos.

Artigo Seguinte
porque é que os carros de fórmula 1

Fórmula 1: porque há faíscas a sair por baixo dos carros?

Deixar comentário
cropped-logoleak-1.png

A Leak.pt traz-te as últimas notícias de tecnologia, truques e dicas. Lê as noticias sobre tecnologia atual agora mesmo!

Siga-nos

Últimas notícias

atualização de software para os Galaxy Buds 3 Pro

Galaxy Buds 4 Pro: leak revela integração total no One UI 8.5

14 de Fevereiro, 2026
Galaxy S26+: Primeiras imagens reais chegam à internet

Galaxy S26+: Primeiras imagens reais chegam à internet

14 de Fevereiro, 2026

Registe-se na Newsletter

  • Quem somos
  • Ficha técnica
  • Estatuto editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Termos e Condições
  • Contactos

Leak@2026 - Todos os direitos reservados

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Contactos
  • Declaração de privacidade (UE)
  • Estatuto editorial
  • Ficha técnica
  • Imprint
  • Isenção de Responsabilidade
  • Mais recentes
  • Notícias de Tecnologia – Leaks de Tecnologia de Última Hora | Leak.pt
  • Notícias de Tecnologia de Última Hora
  • Política de Cookies (UE)
  • Política de Privacidade
  • Quem somos
  • Termos e Condições

Leak@2026 - Todos os direitos reservados