Quantos painéis solares necessita para carregar um carro elétrico?

Os carros elétricos podem ser na teoria mais amigos do ambiente. No entanto, a verdade é que embora o carro elétrico possa não emitir emissões, ao ligar o seu carregador doméstico pode estar a utilizar energia produzida a partir de combustíveis fósseis. A ideia de utilizar painéis solares para carregar um carro elétrico é algo que faz sentido com muitos consumidores curiosos para saber se é uma alternativa sólida. Mas será que é mesmo possível?

Quantos painéis solares necessita para carregar um carro elétrico?

A primeira coisa que tem de saber é que não é possível utilizar a energia dos painéis solares diretamente na bateria do seu veículo elétrico. Os níveis de energia solar variam em função de uma série de fatores, como o clima. Assim, para utilizar os raios solares para alimentar o seu veículo elétrico, deve investir numa tecnologia de armazenamento de energia como a Powerwall da Tesla. Assim que a energia dos seus painéis solares for armazenada num sistema de baterias doméstico e convertida em corrente alternada com um inversor, pode recarregar o seu veículo elétrico com fontes renováveis. A Powerwall da Tesla inclui baterias de iões de lítio e um inversor. Mas se optar por construir o seu próprio sistema de energia doméstico, precisará de painéis solares, um inversor e baterias.

tesla model 3, elétrico

Há, naturalmente, muitas coisas que precisa de saber antes de instalar painéis solares em sua casa – e isto é verdade se também tenciona utilizar painéis solares para carregar um carro elétrico.

Quantos painéis são necessários?

Normalmente, são necessários entre sete e 12 painéis solares para carregar um veículo elétrico, mas isso depende muito da luz solar e da quantidade de viagens que faz com o carro, entre outras variáveis. Uma pessoa em geral percorre cerca de 13 400 quilómetros por ano, o que significa que um veículo elétrico necessitaria de pouco menos de 12 kWh por dia para carregar. Para alimentar uma casa típica, podem ser necessários cerca de 20 painéis solares, pelo que é possível (se o carregamento do veículo elétrico utilizar 12 painéis) que mais de metade da energia renovável recolhida para a sua casa seja canalizada para o seu veículo elétrico.

carregar a bateria do veículo elétrico

Embora a utilização dos raios solares pareça uma excelente ideia para alimentar um automóvel elétrico com emissões zero, na prática, os resultados são inconsistentes. A questão tem a ver com a natureza da energia solar e a sua dependência de condições específicas para obter resultados óptimos. Embora seja certamente possível carregar o seu veículo elétrico com painéis solares, corre o risco de necessitar de mais eletricidade. Isto do que aquela que as suas fontes renováveis têm à disposição. Além disso, o seu sistema renovável não funcionará para sempre.

Escolha antes um crédito na conta de eletricidade

As baterias de um veículo elétrico funcionam normalmente durante um mínimo de 10 anos antes de necessitarem de uma substituição dispendiosa. Dado que uma bateria nova pode custar entre 2500 euros e ou mais de 20 mil a maioria dos proprietários de veículos eléctricos quer fazer tudo o que estiver ao seu alcance para prolongar a vida útil das mesmas. Se recarregar o seu veículo elétrico com energia solar, poderá ter de carregar o seu veículo com bastante frequência. Isto dependendo da quantidade de energia recolhida pelos painéis. Poderá concluir que a solução seria carregar o seu veículo elétrico todos os dias. Infelizmente, carregar o seu veículo elétrico com demasiada frequência pode provocar a degradação da bateria devido a demasiados ciclos de carregamento.

Em vez de lidar com os níveis de energia variáveis e com o excesso de ciclos da bateria do seu veículo elétrico utilizando a energia solar, pode considerar outra opção. Pode carregar o seu veículo elétrico da forma habitual. Depois enviar qualquer energia renovável extra que tenha à disposição para a rede, recebendo um crédito na sua fatura de eletricidade.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados