Não é novidade para ninguém mas é agora oficial: a Tesla já não é a rainha dos elétricos na Europa. Esta é a verdade do mercado atual, pelo menos, nos primeiros três meses de 2025.
Talvez mais impressionante que isso, enquanto a empresa de Elon Musk perdeu gás de forma preocupante, a Volkswagen passou à frente com um crescimento brutal.
Tesla perdeu o trono? Volkswagen já vende mais elétricos!
Portanto, segundo a JATO Dynamics, foram registados 65.679 carros 100% elétricos da VW no primeiro trimestre deste ano. Do lado da Tesla, os registos ficaram-se pelas 53.237 unidades.
A diferença não é gigantesca, mas o contraste e contexto diz tudo: a Volkswagen subiu 157% face ao ano passado, isto enquanto a Tesla… caiu 38%. É um quase caso de estudo!
O melhor trimestre de sempre para os elétricos? Sim! Onde está a Tesla? Está a cair.
A ironia no meio de tudo isto? Estas trocas e baldrocas conteceram no melhor trimestre de sempre para os elétricos na Europa. Ou seja, só em março, os carros 100% elétricos representaram 16,9% de todas as matrículas, um número que representa mais 2.7 pontos percentuais face a 2024.
Mas nem tudo são más notícias para a Tesla.
O Model Y e o Model 3 continuam a liderar individualmente a tabela de registos. O Model Y continua no topo, apesar de ter caído 43% em março, o que muito se deve à renovação deste modelo em 2025.
Já o Model 3 subiu 1% e segurou o segundo lugar. Logo atrás? O Volkswagen ID.4, que ficou a apenas 2.000 unidades do Model 3.
Tesla a tentar segurar com o Model 3. Mas… chega?
Segundo Felipe Munoz, analista global da JATO, a Tesla está a enfrentar vários problemas de imagem pública, além da transição para o novo Model Y. A marca está a depender fortemente do Model 3 para evitar uma queda ainda maior.
Mas… a coisa não está fácil. A Tesla reportou receitas 9% abaixo do esperado e um lucro líquido que afundou 64% face ao mesmo período do ano passado. Mesmo assim, contra todas as expetativas, as ações subiram. Isto porque Musk anunciou que vai passar menos tempo a lidar com Trump, ficando mais focando nos carros.
Conclusão?
A Tesla ainda não caiu, nem vai cair. Mas está a perder terreno a sério na Europa. Entretanto, a Volkswagen, com várias marcas e uma gama elétrica cada vez mais madura, está a aproveitar o momento.
Agora é ver o que tudo isto vai dar. A mudança pode mudar ainda mais o mercado para os próximos tempos.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!