Tesla fez uma nova aposta no desenvolvimento de baterias!

Tesla fez uma nova aposta no desenvolvimento de baterias! – A Tesla adquiriu a empresa Maxwell Technologies, por uma soma de 218 milhões de dólares, para conseguir desenvolver novas baterias e sistemas de distribuição para os seus veículos.

A Maxwell tem várias patentes acerca de ultra-condensadores e armazenamento de energia elétrica! Por isso, o objetivo desta aquisição, é o desenvolvimento da tecnologia de Eletrodos ‘Secos’

Em vez de usar químicos para o armazenamento de energia, os ultra condensadores, armazenam energia electro-estática, não perdendo capacidade ao mesmo ritmo que as baterias normais.

Assim, os ‘Eletrodos Secos’ utilizados nestes ultra condensadores, têm um ciclo de vida muito longo. E curiosamente, podem ser produzidos via uma grande séries de novos materiais avançados.

desenvolvimento de baterias
Temos análise do Tesla Model S a caminho!

Uma das grandes vantagens de usar armazenamento de energia capacitativo, é a habilidade de carregar ou descarregar muito rapidamente, consoante a temperatura ambiente!

Portanto, verdade seja dita, os carros da Tesla já têm um arranque tremendo… Mas um ‘burst’ de energia ainda maior, poderá levar isto a níveis apenas imagináveis. Além disso, a travagem regenerativa, poderá ser ainda mais agressiva, para dar uso aos ultra condensadores, previamente mencionados.

Contudo, a Tesla até pode não ter qualquer plano, para usar diretamente estes ultra condensadores… A ideia aqui deverá passar por utilizar algumas das técnicas e patentes, para melhorar as baterias já existentes.

Curiosamente, com esta aquisição por parte da Tesla, algumas atenções viraram-se para o Twitter! Afinal de contas, foi nesta rede social, que em 2013, Elon Musk, falou da tecnologia dos Ultra Condensadores.

Mencionando que originalmente, a sua tese de doutoramento, iria ter este tema… Pois bem, parece que apesar desses planos terem falhado, Musk continuou com a ideia na cabeça, e por isso vai tentar aproveita-la agora na sua inovadora empresa!

Não seria a primeira vez, que Elon Musk, apostaria numa ideia completamente rejeitada pela indústria, conseguindo alguns resultados positivos.


O que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo!

Fonte