Uma das questões que mais preocupa quem está a pensar adquirir um veículo elétrico é sobretudo a possibilidade de substituição da bateria. Especialmente no caso de quem compras um Tesla. É que na prática estamos a falar de um custo de 13 mil Euros! Mas afinal será que precisamos de trocar de bateria com alguma frequência? De facto, uma das perguntas mais colocadas está relacionada com a duração da bateria de um Tesla. É exatamente a isso que vamos responder.
Tesla: esta é a duração da bateria de 13 mil Euros!
Duração total da bateria antes da substituição
A questão da duração pode ser vista de duas formas. A duração da bateria desde o início ao fim de vida e a duração de bateria com uma única carga. Vamos começar por olhar para a primeira questão. A seguir passamos para a outra.
Logo à partida a Tesla afirma que as suas baterias podem ter uma autonomia entre os 482 mil quilómetros e os 643 mil. Depois disto têm de ser substituídas. No entanto a realidade pode até ser melhor do que esta. Uma investigação feita pela empresa NimbleFins que analisou 557 veículos Tesla conduzidos pela empresa mostrou uma capacidade média de 90% da bateria mesmo depois de 241 mil quilómetros no contador.
Muitas pessoas que necessitam de percorrer distâncias um pouco maiores fazem perto de 60kms por dia e 439 por semana. A este ritmo significa que a bateria poderia durar entre os 21 e os 35 anos. Só nessa altura seria necessária uma substituição. Os hábitos de condução obviamente variam de pessoa para pessoa e têm influência. Por isso isto é apenas uma estimativa. De qualquer modo será sempre bastante tempo.
Mas isto não quer dizer que as baterias durem para sempre. De facto, podem vir com defeito e terem algum problema. Por esse motivo necessitam de ser substituídas. Ainda assim a correr bem, nunca terá de a mudar.
Duração com uma única carga
A autonomia de um carro, ou até onde se pode ir com uma única carga, é a maior preocupação do dia-a-dia entre os condutores da Tesla e varia de acordo com o modelo. Em geral consegue, pelo menos, 482 kms. Isto com uma única carga.
Os preços
Uma coisa que eu quero referir é que de uma forma geral as pessoas não vão ter de andar a substituir a bateria. Ou caso isso aconteça não terão logo de pagar. Muitos fabricantes dão garantia entre 8 a 10 anos. Para além disso a falha completa é muito rara e quase sempre coberta pelo fabricante.
Para além disso a Tesla até chega a cobrir o custo de substituição da bateria se a capacidade de carga cair abaixo dos 70% durante o período de garantia – algo que também é muito raro. As baterias dos veículos elétricas tendem a reter a maior parte da sua capacidade de carga.
Na verdade, a Tesla afirma que os seus automóveis podem reter 90% da sua capacidade de carga, mesmo depois de 320 mil Kms.
Entretanto mais uma vez lembro que se a bateria falhar, perder carga ou sofrer danos cobertos durante o período de garantia, não terá de pagar a reparação. Mas é quando uma bateria é danificada de uma forma não coberta pela garantia que as coisas ficam aterradoras. O custo médio de substituição da bateria oscila entre os 10 mil e os 20 mil Euros dependendo do problema.
Esse custo inclui não só a bateria, mas peças e mão-de-obra. Uma fatura da Tesla partilhada pelo site Current Auto mostra uma substituição completa da bateria num Tesla Model 3. Na prática custou mais de 16.000 Euros. Desses 2200 foi para a mão-de-obra e 14 mil para as peças.

A garantia da Tesla foi concebida para cobrir coisas como defeitos de fabrico que causam falhas na bateria ou diminuição drástica do desempenho. A garantia da empresa também cobre danos causados pelo fogo, mesmo que um incêndio na bateria seja causado por fatores externos.
🔥 Este artigo foi útil?
Sê o primeiro a votar 🙂
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!





