Como funciona o termóstato do seu automóvel?

O termóstato do automóvel é uma peça que desempenha um papel fundamental para manter o motor a funcionar sem sobreaquecimento. Se for ignorado, um termóstato avariado pode provocar danos graves no motor. Uma vez que os motores dos automóveis funcionam entre 75 e 100 °C, são necessários líquidos de refrigeração para manter a temperatura controlada e abaixo do limiar. Mas como funciona o termóstato do automóvel e como protege o nosso motor dos danos causados pelo sobreaquecimento?

Termóstato e radiador do automóvel

O termóstato do automóvel é como uma barreira entre o radiador e o motor. Permite o fluxo de líquido de refrigeração quando necessário. Para compreender o seu funcionamento, considere um simples motor ligado ao termóstato do radiador do automóvel. O líquido de arrefecimento tem de circular através do motor para absorver o calor e voltar ao radiador para arrefecer.

O radiador é constituído por vários tubos e alhetas de alumínio. Para que o fluido arrefeça mais rapidamente, são inseridas alhetas nos tubos para criar um fluxo turbulento. O fluido que toca nos tubos transfere o calor e é arrefecido pelo sopro de ar através de uma ventoinha.

estes são os sinais de uma tampa do radiador com problemas!

Na maioria dos radiadores, a saída do líquido de refrigeração encontra-se na parte inferior e é controlada por uma válvula termostática. A bomba de água puxa o líquido de refrigeração para o levar de volta à sua entrada superior.

Função do termóstato do automóvel

O termóstato de um automóvel é basicamente uma válvula e a sua função é parar ou permitir o fluxo de líquido de refrigeração para o motor de acordo com as diferenças de temperatura.

Quando o motor de um automóvel está frio, a válvula termostática fecha-se para evitar que o líquido de refrigeração saia do sistema e volte para o radiador. Isto permite que o motor aqueça mais rapidamente, uma vez que o líquido de refrigeração existente também aquece para acelerar o processo.

Se o motor do seu automóvel estiver a sobreaquecer, com base na temperatura de funcionamento ideal, a válvula termostática abre-se. À medida que o novo líquido de refrigeração começa a circular para arrefecer o motor até uma temperatura mais segura. O líquido de refrigeração quente volta a circular no radiador para arrefecer e repetir o processo.

Sintomas de falha do termóstato do automóvel

O tempo de vida de um termóstato de automóvel pode facilmente ultrapassar os 10 anos ou mais. Por isso, não é fácil responder quanto tempo dura um termóstato de automóvel. No entanto há sinais que revelam que é preciso substitui-lo.

Sobreaquecimento do motor

Entre as muitas causas de sobreaquecimento do motor do automóvel, a principal está normalmente relacionada com o radiador, incluindo o termóstato. Por exemplo, se a válvula termostática estiver presa numa posição fechada, o fluido não consegue circular e arrefecer. Se deixar o motor a trabalhar, corre o risco de sofrer danos graves.

Luz de controlo da temperatura no painel de instrumentos do automóvel

A luz de controlo da temperatura indica que o motor está a sobreaquecer devido à falta de líquido de refrigeração. No entanto, para além do termóstato do automóvel, outras causas podem incluir a falta de líquido de refrigeração, a avaria da bomba de água ou fugas no radiador.

Flutuação da temperatura do motor

Entretanto a21 flutuação da temperatura ocorre quando a válvula termostática não consegue manter a sua posição (aberta ou fechada). Isto pode levar a falsas leituras de temperatura e afetar a circulação adequada do líquido de refrigeração.

Baixo desempenho do motor

O termóstato do automóvel pode afetar o desempenho do motor. Uma vez que muitos factores podem levar a um baixo desempenho, certifique-se de que verifica se o termóstato está avariado antes de efetuar mais diagnósticos.

Conduzir com um termóstato avariado pode resultar numa falha do motor a meio da estrada. Para além disso, é ainda mais dispendioso se for necessário reparar o radiador e o motor.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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