Televisão Grande ou Televisão com melhor qualidade de imagem?

Comprar uma televisão não é algo que aconteça tantas vezes quanto isso. Aliás, é quase tão raro como a compra de um carro! Ou seja, na grande maioria das vezes, a TV principal de sua casa, posicionada bem no centro da sua sala de estar, ou sala de cinema, vai ficar por lá durante bons e longos anos, em alguns casos, até mais que uma década.

Por isso, além do tamanho certo, tem também de tentar chegar a um equilíbrio, onde temta ter acesso à maior das melhores e mais recentes tecnologias do mercado.

Afinal, estamos a falar de uma televisão que vai aproveitar para ver as suas séries favoritas, os mais recentes filmes do mundo cinematográfico, e claro, juntar os seus amigos para ver aquelas grandes futeboladas ao fim de semana.

Por isso, não se deixe enganar por marketing, promoções, ou tamanhos incrivelmente grandes que depois acabam por não significar grande coisa no grande esquema das coisas.

Televisão Grande ou Televisão com melhor qualidade de imagem?

televisão ligada enquanto dorme, compre uma TV, OLED, Mudar de TV no Natal

- Advertisement -

Pois bem, o que é preciso ter em conta quando se avança para a compra de uma Televisão realmente boa? Bem, comprar algo grande só por ser grande não é de todo uma grande ideia.

Antes de mais nada, tem de ter em consideração o tamanho da sua sala, e claro, a distância do sofá, onde se vai sentar, à televisão propriamente dita.

Além disso, se possível, tente também meter a TV na parede, para garantir o melhor ângulo de visualização possível.

O tamanho é assim tão importante? Sim! Mas tem de ter em conta as novas resolução (4K e 8K). De forma a tentar chegar à distância ideal entre os seus olhos e a sua TV.

  • Nota: Isto nunca esquecendo o tamanho da divisão onde quer meter esta mesma TV.

tv

Afinal, anteriormente, as distâncias de visualização sugeridas para os televisores baseavam-se nas definições padrão de outros tempos, ou seja, modelos entre os 720p (HD ready) e 1080p (Full HD), exigindo uma determinada distância para evitar pixelização visível.

Porém, com a massificação da resolução 4K, este fator tornou-se menos importante. Assim, agora pode aproximar-se um pouco mais das suas personagens de televisão favoritas, ou observar todos os detalhes dos carros e curvas do Gran Turismo 7. Tudo isto resulta numa experiência visual muito mais rica e interessante!

Distância recomendada à TV (4K):

  • 50 Polegadas: 2.13m
  • 55 Polegadas: 2.35m
  • 65 Polegadas: 2.77m
  • 75 Polegadas: 3.20m
  • 85 Polegadas: 3.65m

Assim, tendo tudo isto em conta, os ecrãs maiores são normalmente mais confortáveis se forem vistos mais para trás, para evitar perder a noção da imagem completa e uma possível tensão no pescoço e nos olhos.

Por exemplo, um ecrã de 85 polegadas – apesar de ter um tamanho impressionante – pode ser visualmente avassalador e parecer deslocado numa sala de estar mais pequena.

  • Nota: Este é um dos maiores erros dos consumidores. Comprar Grande só e apenas porque é Grande!

Uma TV com 65 ou 55 polegadas, pode oferecer uma experiência visual melhor, mantendo-se igualmente impressionante. Isto com a vantagem de ao preço da TV de 85 polegadas que provavelmente sempre quis, já conseguir comprar uma boa TV OLED ou QD-OLED de 55” ou 65”.

Neste caso, irá preferir qualidade de imagem, e inovações tecnológicas, a um tamanho maior só por ser maior. Isto é especialmente importante se porventura quiser jogar e ter acesso às mais recentes tecnologias do mercado. 

Aqui é importante referir que as fabricantes de TV são incentivados a promover os seus modelos maiores (e mais caros), por isso não se deixe pressionar ou seduzir a comprar um televisor que acabará por sobrecarregar o seu espaço em vez de o melhorar.

Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Tem dúvidas? Partilhe-as connosco na caixa de comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.