Inicio Fora da Caixa Telemóveis podem causar perda de memória nos adolescentes

Telemóveis podem causar perda de memória nos adolescentes

Um estudo suíço aparentemente encontrou uma ligação entre o uso de smartphones para chamadas e a diminuição do desempenho de memória ou perda de memória em adolescentes.

Os smartphones, assim como os dispositivos móveis de antigamente, emitem radiação que é utilizada para extrair e enviar dados, voz e outras ligações. Esta radiação, de acordo com o estudo, pode afetar o cérebro quando um telefone é colocado no ouvido de alguém. Os adolescentes, cujos cérebros estão numa das maiores fases de desenvolvimento das suas vidas, são especialmente suscetíveis.

perda de memória

O estudo concentrou-se na memória e descobriu que a maioria dos problemas de memória vinha dos adolescentes destros que fazem muitas chamadas telefónicas.

Para colocar estes resultados em números, o estudo envolveu 700 alunos com idades entre os 12 e 17 anos. Esses alunos receberam uma avaliação inicial e, posteriormente, um acompanhamento um ano depois.

Os alunos que efectuaram (ou receberam) muitas chamadas nos seus smartphones obtiveram uma pontuação mais baixa na avaliação de acompanhamento.

Claro que há uma longa lista de ressalvas neste estudo, mas o que as conclusões preliminares apontam é que quando o lado direito do cérebro é exposto a uma grande quantidade de radiação devido às chamadas num smartphone durante um longo período de tempo, o desempenho da memória pode degradar-se.

O estudo foi feito apenas com adolescentes. Isto significa que os adultos com cérebros completamente desenvolvidos podem estar em menor risco de perda de memória, enquanto as crianças cujos cérebros ainda se estão a desenvolver fisicamente podem ter pior perda de memória ou outros efeitos nocivos.

Nada disto pode ser completamente confirmado sem mais estudos, é claro, e o estudo inicial utilizou um subgrupo populacional relativamente pequeno.

No entanto, o estudo detetou algo um pouco estranho; A exposição às radiações originadas pelo tráfego de dados, na verdade parece aumentar as pontuações.

Como o estudo afirma claramente, devido às condições limitadas do subconjunto populacional e do controle, todas as informações do estudo devem ser tomadas como um meio de continuar a pesquisa com estudos similares em outras populações e sob diferentes condições. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Alerta Play Store: se tem uma destas 21 aplicações apague já!

Apesar de todos os cuidados que a Google tem com as aplicações que tentam entrar na Play Store, é praticamente impossível garantir que a...

OnePlus Nord N100: uma bela surpresa por 179 Euros

A OnePlus lançou oficialmente dois novos smartphones económicos. Assim os dois equipamentos, o OnePlus Nord N10 e Nord N100, são os modelos mais baratos...

AirPods Pro 2 e AirPods 3: prepare-se para as novidades em 2021

A Apple tem feito muito sucesso com a sua gama de AirPods. É verdade que outros equipamentos como o HomePod não foram muito populares....

Faz sentido mudar de TV ou Monitor para a sua nova PS5 ou Xbox?

Estamos muito perto da chegada das consolas de nova geração, afinal de contas, as ofertas da Microsoft e Sony chegam ao mercado já no...

TV ou Monitor? O que é melhor para jogar PS5 ou Xbox Series X?

Estamos muito perto da chegada das consolas de nova geração, afinal de contas, as ofertas da Microsoft e Sony chegam ao mercado já no...