O mercado de telemóveis ‘budget’ vai mudar! Para melhor!


Por em

A maioria dos fabricantes de smartphones estão extremamente focados em criar telemóveis topo de gama! Pois são estes modelos que oferecem as maiores margens de lucro. Contudo, esta nova prática fez com que a procura de processadores ‘budget’ tenha baixado consideravelmente.

O que poderá empurrar estas linhas de entrada de gama para fora do mercado completamente.

Na indústria já se fala que empresas como a Qualcomm e MediaTek já perceberam esta tendência. Por isso já estão a focar os seus recursos no desenvolvimento de chips AI poderosos, que os fabricantes estão dispostos a comprar por preços bem mais altos. Além disto, a Qualcomm também está a tentar minimizar a diferença de desempenho entre os smartphones topo de gama e de média gama.

O que irá permitir aos fabricantes lançar aparelhos comparáveis a topos de gama! Por isso é que podemos ver lançamentos como o Snapdragon 710 ou Snapdragon 730, que irão ser a bandeira deste esforço.

Telemóveis Budget

A MediaTek já desistiu do desenvolvimento de processadores de alta performance, pois o crescimento deste segmento de mercado estagnou! Em vez disso, apostou todos os seus recursos em novos processadores de média gama, que deverão fazer muito sucesso na segunda metade de 2018, devido aos planos da empresa de trazer aparelhos baratos mas com capacidades 5G.

Claro que esta mudança no mercado não quer dizer que irá deixar de conseguir comprar telemóveis abaixo dos 150€! Muito pelo contrário! Em vez disso, vai obter ainda mais rendimento do que o esperado pelo preço.

Por exemplo, até agora a linha de processadores Qualcomm Snapdragon 200 servia exclusivamente para aparelhos de entrada de gama. No entanto, a empresa deverá abandonar estes modelos em favor dos mais poderosos Snapdragon 400.

Além desta mudança no segmento de mercado de baixa gama, a mentalidade de aposta nos modelos topo de gama deve continuar. Aliás, a Qualcomm até deverá criar uma nova linha ainda mais ‘premium’ no futuro! Para conseguir alimentar a procura por processadores cada vez mais poderosos.

Leia também

Ou veja mais notícias de Android, Especiais

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

SUV Bentley Bentayga bate o recorde de Pico Pikes

Protótipo de placa gráfica da NVIDIA sorri para a câmera!

Seguinte