Hoje é o primeiro dia de 2024, um ano que muito boa gente pode pensar que é apenas mais um número e que nada vai na realidade mudar. Mas… No mundo da tecnologia, a coisa essa premissa não podia ser mais falsa.
Tecnologia em 2024: O que vai mudar, o que vamos ter de novo?
Portanto, uma das tecnologias chave que vamos ouvir falar mais em 2024 é obviamente a Inteligência Artificial, quase sempre acompanhada de Automação. Isto é realmente muito importante, porque a IA é muito provavelmente uma versão 2.0 da Revolução Industrial. Vai mudar tudo, e todos, num curto espaço de tempo.
Dito isto, numa primeira fase, vamos ver a IA integrada em processos de tomada de decisão, em assistentes virtuais, e em sistemas autônomos. Vai servir como um “co-piloto” em várias funções e em vários empregos importantes do nosso dia-a-dia.
Vai ser no mundo dos smartphones que vamos ver uma maior aposta, e um maior investimento. A começar já em Janeiro com os novos Galaxy S24 da Samsung!
Para ter ideia, até 2026, a Gartner prevê que mais de 80% das organizações irão utilizar APIs e modelos de AI em ambientes de produção, em comparação com menos de 5% no início de 2023.
Segurança!
Com a Inteligência Artificial a facilitar tudo no lado da computação, é preciso aumentar defesas… Também com recurso a Inteligência Artificial! (Eu avisei que ia ser a palavra de ordem).
Assim, as preocupações com a cibersegurança devem aumentar em 2024, incluindo ataques ransomware (37% em 2024 em relação aos 30% em 2023), ataques de phishing (35% em 2024 e 25% em 2023) e ameaças internas (26% em 2024 e 19% em 2023).
Sustentabilidade
Além da Inteligência Artificial, vamos também ver um renovado foco em tecnologias mais sustentáveis e eficientes. O desenvolvimento de tecnologias verdes, energias renováveis e iniciativas de redução de emissões serão prioridades em muitos setores.
Aliás, até 2027, 25% dos CIOs (Chief Information Officer) verão a sua remuneração pessoal ligada ao impacto tecnológico sustentável.
Realidade Virtual e Aumentada
A Realidade Virtual parece ter perdido muito do seu gás nos últimos meses, mas… Com a grande aposta da Apple no seu Vision Pro, é muito provável que este mercado ganhe um balão de oxigénio e volte a impressionar. (Apple Vision Pro deve ser lançado já no primeiro trimestre do ano!)
É inegável que a Realidade Virtual e Aumentada em 2023 mostrou sua versatilidade em várias indústrias, oferecendo experiências imersivas e práticas para os utilizadores. Estas vão continuar e a evoluir em 2024.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.