Tampas verdes nas válvulas dos pneus? O que significa?

Há várias formas de personalizar um carro. Autocolantes, pintura, entre outros acessórios. No entanto nem tudo é personalização. Tampas verdes nas válvulas dos pneus não são uma escolha estética. De facto, são um sinal de algo mais técnico. As tampas verdes indicam que os pneus estão cheios com azoto (nitrogénio) em vez de ar comprimido comum. Esta opção é cada vez mais usada por condutores que pretendem obter alguns benefícios adicionais, como manter a pressão dos pneus durante mais tempo ou reduzir a corrosão. Mas será que compensa mesmo utilizar azoto nos pneus?

Tampas verdes nas válvulas dos pneus? O que significa?

Azoto nos pneus: faz assim tanta diferença?

Os pneus são feitos de borracha, um material naturalmente poroso. Com o tempo, o ar escapa lentamente através de pequenas fissuras, o que pode levar a uma redução na pressão. O azoto, sendo composto por moléculas maiores do que o oxigénio, tende a manter-se dentro do pneu por mais tempo.

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Outro argumento a favor do azoto é que este não retém humidade, ao contrário do ar comprimido. Isto pode ajudar a evitar a corrosão nas jantes e nos sensores TPMS (sistema de monitorização da pressão dos pneus). No entanto, tal como acontece com a pressão, a melhoria é bastante modesta.

Vale a pena encher os pneus com azoto?

Apesar das vantagens teóricas, a verdade é que para a maioria dos condutores o azoto não faz uma diferença significativa.  Quando feita corretamente, a manutenção regular da pressão dos pneus com ar produzirá resultados semelhantes aos da inflação com nitrogénio em termos de consumo de combustível e retenção da pressão. Além disso, pode ser mais caro e menos prático: nem todas as oficinas oferecem este serviço e pode ser necessário procurar um local específico para fazer o enchimento.

Seja como for se preferir a opção do nitrogénio, terá um custo adicional por pneu. Entretanto é sempre importante recorrer a um técnico consciencioso que saiba utilizar corretamente o dispositivo de medição de nitrogénio. É que a concentração do gás no interior do pneu deve ser de pelo menos 95% para ser eficaz.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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