Faça isto para evitar que o tablier do carro se estrague!

A maioria dos proprietários de automóveis dir-lhe-á que a limpeza e os cuidados adequados de um veículo podem, por vezes, parecer um trabalho a tempo inteiro. É claro que é fácil gastar a maior parte da sua energia a preocupar-se com coisas como verificar e mudar regularmente o óleo do motor de um carro, rodar os pneus e tratar de qualquer outra necessidade de manutenção. Mas no meio disto tudo pode esquecer-se de algo importante. Agora que o calor começa a chegar é preciso ter cuidado com o tablier do carro. Caso contrário ele vai desbotar e pode até rachar. Para que não tenha problemas vamos dizer-lhe como evitar que o tablier do seu carro se estrague.

Faça isto para evitar que o tablier do carro se estrague!

Utilizar um para-sol

Embora algumas coisas possam ajudar a limitar os danos causados, a melhor forma de manter o painel de instrumentos do seu automóvel com bom aspeto é simplesmente impedir que o sol o atinja. Existem várias formas de o conseguir, e uma das mais práticas é utilizar um para-sol de janela ou um para-sol de para-brisas completo.

Felizmente, as persianas e os guarda-sóis são opções económicas que estão prontamente disponíveis para compra em inúmeros pontos de venda. Entretanto são fabricados para se adaptarem a praticamente todas as marcas e modelos de veículos.

Estacionar à sombra 

No que diz respeito às soluções óbvias para manter o sol afastado do tablier por vezes faz sentido manter o seu carro afastado da luz solar estacionando à sombra.

Esta pode não ser sempre uma opção viável. É que alguns parques de estacionamento não oferecem muitas opções em termos de proteção contra o sol escaldante. No entanto, se conseguir encontrar apenas uma árvore para estacionar debaixo de um parque de estacionamento, pode ajudar bastante a evitar danos no seu painel de instrumentos. O mesmo se aplica se tiver a oportunidade de estacionar numa rua arborizada.

A limpeza regular e os protetores de superfície também podem ajudar a preservar um painel de instrumentos

Tal como acontece com praticamente todas as facetas da manutenção de um veículo, uma limpeza e manutenção adequadas são um passo inestimável para garantir que o seu painel de instrumentos consegue suportar a exposição aos raios solares nocivos. Antes de mais, manter o seu painel de instrumentos livre de pó e sujidade deve ser o objetivo de qualquer proprietário de automóvel. Isto porque estes elementos podem provocar riscos, fissuras e rachas. Deve também certificar-se de que o seu painel de instrumentos não está exposto a humidade excessiva, uma vez que a combinação de humidade e luz solar intensa é uma receita para a ocorrência de fissuras.

deixar o carro aquecer, tablier do carro

É, obviamente, quase impossível manter o tablier do seu carro completamente fora do alcance da luz solar. Isto porque o tablier estará exposto enquanto conduz o veículo. Pode combater até mesmo esse nível de exposição ao sol equipando o seu painel de instrumentos com coberturas especialmente fabricadas para o painel de instrumentos e tratando a superfície com protetores e amaciadores de limpeza.

Existem vários produtos de proteção UV à sua escolha no mercado. Para a maioria dos tabliers, aposte num produto concebido para se utilizar em superfícies duras. Isto em vez dos produzidos para tratar superfícies de tecido, como estofos e coberturas do volante. Entretanto, os amaciadores são concebidos mais com o objetivo de restaurar um painel de instrumentos que já apresente sinais de danos causados pelo sol. Com alguma sorte, a utilização regular destes produtos ajudará a manter afastadas as temidas fissuras.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados