É muito provável que não pense muito nestas coisas quando compra um smartphone novo. Mas, a verdade é que as principais responsáveis pelos chips que dão vida a qualquer smartphone, estão cada vez mais a apostar em funcionalidades base de qualquer PC com algum foco nos jogos.
Neste caso, estamos a falar da Super Resolução, que já faz parte das consolas de nova geração, e também das placas gráficas mais recentes da NVIDIA, Intel e AMD, e deverá trazer mais performance, e eficiência, para o mundo dos smartphones, nomeadamente os baseados em chips Qualcomm. O que é isto?
Super Resolução está a caminho dos smartphones!
Portanto, o hardware mais recente da Qualcomm conta com algumas funcionalidades que são mais normais no mundo das placas gráficas, como é o caso do Ray-Tracing. Mas, ao que tudo indica, o foco está agora na implementação da Super Resolução! Ou seja, o upscalling de resolução, para a melhoria de performance, e também aumento da autonomia da bateria.
Neste caso, estamos a falar da tecnologia GSR (Game Super Resolution), que é obviamente algo muito similar ao AMD FSR, NVIDIA DLSS e Intel XeSS.
Assim, a ideia aqui é apresentar resoluções altas ao fazer ‘supersampling’! Que no caso de algumas tecnologias como o DLSS e XeSS até aproveitam algum potencial do cada vez mais importante IA. O que é isto na realidade? Bem, o jogo é processado numa resolução mais baixa. O que claro, melhora imediatamente a performance real, com o algoritmo a ficar responsável pelo aumento de resolução, através de várias tecnologias inovadoras.
O resultado final não é perfeito, mas em alguns casos, é capaz de transformar uma jogabilidade limitada a 30FPS, nuns muito mais interessantes 60 FPS.
Entretanto, dentro dos jogos com suporte, já temos Call of Duty Mobile, Farming Simulator 23 Mobile, Jade Dynasty, New Fantasy, Justice Mobile, entre outros. É a próxima evolução dentro do gaming mobile!