A maioria dos puristas que conheço iria logo buscar o crucifixo quando se fala em jogar títulos retro de qualquer outra forma, que não a relação original de 4:3. No entanto, muitas pessoas preferem inovar. Dito isto, um novo hack de ecrã panorâmico para o Super Mario World significa que podemos jogar este título de 1990 em ecrãs modernos 16:9, sem quaisquer barras pretas ou uma imagem estranhamente esticada.
Super Mario World ganha nova vida nos ecrãs 16:9!
O Super Mario World Widescreen é o trabalho do programador Vitor Vilela e funciona modificando a ROM do jogo original quando jogado através do emulador bsnes_hd. Significa que o tamanho original do ecrã interno de 256×224 pixéis do jogo pode ser ajustado para 352×224 pixéis. Isto para ter uma relação de aspeto correta para um ecrã de 16:9. Além dos 16:9, o patch também suporta resoluções de 16:10, estando prevista uma versão ultra-angular de 21:9 para o futuro como refere o site TheVerge.
As instruções para configurar o patch podem ser encontradas na página do GitHub do projeto. Mas atenção. É que terá de encontrar a sua própria ROM do Super Mario World como parte do processo. Isto não será propriamente fácil para quem não tem o jogo. É que a Nintendo tem ido atrás dos sites que distribuem ROMs dos seus jogos.
Embora este hack inclua apenas o Super Mario World, a esperança é desenvolver um standard para aplicar em todos os jogos SNES. De facto, outro programador, ocesse, está a trabalhar arduamente num patch semelhante para o Super Metroid. Entretanto assim que ambos os patches estejam completos “provavelmente teremos um padrão sólido que futuros modders de ROMs serão capazes de aplicar a qualquer jogo SNES. Assim esse é o nosso objetivo.”
Isto é sem dúvida uma boa notícia. Sobretudo para quem gosta de jogos retro, mas jogados de forma moderna.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!