Super Mario 64: já pode instalar num smartphone Android!

O Super Mario 3D All-Stars chegou e dá-nos acesso aos primeiros três jogos de plataformas da série. Dito isto, levamos para casa o Super Mario 64, Super Mario Sunshine e o Super Mario Galaxy. Tudo em alta definição na nossa Nintendo Switch. No entanto, um elemento do site XDA Developers arranjou uma forma do Super Mario 64 correr nativamente nos smartphones Android. Isto sem ser necessário qualquer emulador, o que garante maior compatibilidade e menos problemas.

Super Mario 64: já pode instalar num smartphone Android!

O utilizador VDavid003 preparou um repositório que contém um port do Super Mario 64 para Android utilizando apenas o Simple DirectMedia Layer (SDL) com OpenGL ES 2.0. Dito isto, pode clonar o repo para o seu PC, quer esteja a correr Windows ou Linux, e preparar o ambiente da build. Depois obtém o APK que pode ser facilmente carregado para o seu dispositivo Android. É como se instalasse a aplicação a partir de qualquer outra loja, fora da Google Play Store. Mas há outra questão interessante. É que este processo também pode ser feito no seu smartphone Android, sem ser necessário qualquer computador.

Super Mario 64 Android

Entretanto o site XDA explicou como todo o processo é feito e vai ver que é realmente simples e passamos a transcrever.

Eis que o XDA-Developers revelou acerca disto.

Em primeiro lugar instale a aplicação Termux através da Play Store. Assim está disponível aqui. Posteriormente terá de instalar as dependências necessárias dentro do ambiente Termux. Use o seguinte comando.

pkg install git wget make python getconf zip apksigner clang

Depois faça a clonagem do repositório usando o git:

git clone https://github.com/VDavid003/sm64-port-android

Depois execute o comando

cd sm64-port-android

Copie a baserom do jogo usando o Termux. Atenção que terá de ter o jogo original para fazer isto.

termux-setup-storage

A seguir

cp /sdcard/path/to/your/baserom.z64 ./baserom.us.z64

Agora escreva

./getSDL.sh

Com tudo isto basta iniciar a build com o comando

make –jobs 4

Se tudo correu bem o APK deve ser encontrado dentro de

ls -al build/us_pc/sm64.us.f3dex2e.apk

O repositório pode ser encontrado aqui.

Claro que para tudo isto, como referi, será necessário ter o jogo original. Para além disso, há outra questão. A Nintendo não gosta de emulação, como é normal. Portanto, isto acaba por ser sempre ilegal. Ainda assim, o site XDA refere que é apenas para quem gosta de experimentar este tipo de coisas.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

pub