Ao que tudo indica, a grande atualização ao iPhone vai acontecer apenas na geração 17, ou seja, em Setembro de 2025. Os novos iPhone 16 que deverão ser apresentados dentro de mais ou menos um mês, vão ser uma versão ‘S’, mais otimizada, com algumas modificações mínimas, e por isso, nem devem aparecer mais caros face aos iPhone 15 do ano passado.
Mas, os planos da Apple estão um pouco caóticos. Porque, além de um aumento de tamanho nos modelos Pro, mudança de design no módulo de câmaras dos modelos Base, e adição de botões Action e Capture a toda a gama, a grande novidade era mesmo a Inteligência Artificial, e ao que tudo indica, nesse aspeto, está tudo mesmo muito atrasado.
Por isso, se não liga a aumentos de 0.2 polegadas no ecrã, e não quer saber do design do módulo de câmaras dos modelos mais baratos… A unica novidade está no botão de captura.
Sucesso do iPhone 16 depende de um botão. Está grave!
Portanto, é muito provável que faça a atualização para o iPhone 16 Pro Max em Setembro, porque dá imenso jeito para as muitas reviews que se vai fazendo ao longo do ano na Leak.pt. Porém, tenho a plena noção que este é do dinheiro mais mal gasto da minha vida em 2024.
O iPhone 16 Pro Max vai ser extremamente parecido ao iPhone 15 Pro Max que já tenho em casa, com a única grande mudança, pelo menos até à chegada do IA (que o 15 Pro Max também vai ter), a ser o botão de captura que a Apple está a planear implementar em toda a gama iPhone 16.
O que traz este botão?
Vários rumores apontam para um botão sensível ao toque, capaz de trazer toda uma nova vaga de funcionalidades para a experiência de captura de imagem. Não só vai ser possível focar apenas com o botão, como também vai ser possível tirar fotos de forma extremamente rápida com a sua ajuda.
É uma coisa que vai dar jeito, especialmente se a Apple se esforçar um pouco na sua implementação.
Mas… Não é estranho?
Ou seja, numa altura em que o ecossistema Android parece estar a ganhar mais força, temos uma Apple aparentemente estagnada e sem grande fólego. É mesmo muito estranho, e pode indicar problemas para a gigante Norte-Americana num futuro muito próximo.
Especialmente porque todos os rumores apontam para o iPhone 17 como o upgrade a sério. Este é um caso em que os “leaks” não estão, de todo, a ajudar a Apple.