Subida no preço da memória afeta consolas e placas gráficas

Não é novidade para ninguém que estamos numa gigantesca crise de produção. Sendo exatamente por isto que quase tudo está mais caro no mundo dos PCs (especialmente as placas gráficas), e que é tão difícil comprar uma PS5. Mas se pensa que o pior já tinha passado, está muito enganado!

A memória GDDR está prestes a ficar mais cara, aparentemente, uma subida de ~10% (8-13%), o que irá dificultar ainda mais a vida de quem está à procura de uma placa gráfica, e claro, vai ser uma dor de cabeça para a Sony e para a Microsoft. Afinal de contas, todas as consolas de nova geração utilizam 16GB de memória GDDR6. Mas será que isto vai resultar em consolas mais caras para os consumidores? Não… Aqui pode estar descansado.

Subida no preço da memória afeta consolas e placas gráficas

preço na memória afeta

Portanto, é muito provável que as placas gráficas fiquem um pouco mais caras nos próximos meses, tudo devido ao aumento deste componente essencial. Afinal, toda a gama RTX 30 da NVIDIA utiliza memória GDDR6 ou GDDR6X, o que claro, também acontece em toda a gama RDNA 2 da AMD.

No entanto, enquanto as fabricantes de placas gráficas preferem sempre passar os custos para os consumidores, o que resultou na atual confusão do mundo dos PCs… As consolas têm os seus preços tabelados. Por isso, o máximo que pode acontecer é que o preço de produção por unidade aumente um pouco para a Sony e Microsoft. Sem isto ter qualquer influência no preço final para os consumidores. Ou seja, as duas gigantes vão arcar com a subida dos preços.

Em suma, um novo capitulo no mundo da escassez de chips… Um livro que teima em não terminar.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Em destaque

Leia também