O SteamOS, o sistema operativo gaming da Valve que dá vida à sua consola portátil pode estar prestes a ser lançado para PCs desktop. Assim, depois do sucesso na Steam Deck e da recente compatibilidade com o Legion Go S, a empresa parece finalmente pronta para oferecer uma alternativa ao Windows para jogadores.
Algo muito interessante, porque pode significar novos níveis de performance sem o pesado Windows a servir de empecilho. Isto é especialmente verdade para máquinas menos poderosas, que têm mais dificuldades a correr jogos modernos.
SteamOS Sem Bloatware: O Sonho de Muitos Gamers
Rumores recentes sugerem que a Valve já está a preparar uma versão pública do SteamOS para desktops, bem como outras consolas portáteis como é o caso da ROG Ally da ASUS. Permitindo assim aos utilizadores livrarem-se do Windows e das suas constantes atualizações e consumo excessivo de recursos.
Caso não saiba, o sistema operativo da Valve, baseado em Linux, oferece uma interface otimizada para jogos e maior eficiência.
Porém, ppesar das melhorias do SteamOS, ainda existem desafios, especialmente no suporte a placas gráficas NVIDIA, onde o desempenho não é tão otimizado como em GPUs da AMD e Intel. Ainda assim, graças à camada de compatibilidade Proton, a maioria dos jogos já funciona sem problemas, reduzindo cada vez mais a diferença face ao Windows.
Entretanto, quem quiser testar o SteamOS antes do lançamento oficial pode recorrer à versão ‘Build Your Own‘, desde que o seu sistema cumpra os requisitos mínimos. Ainda não há uma confirmação oficial da Valve, mas a chegada do SteamOS aos desktops parece estar cada vez mais próxima
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Acha que vai pegar? O domínio da Microsoft é demasiado grande no mercado? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.