A Steam Deck da Valve está a impressionar o mercado, ao tentar conciliar performance e portabilidade num produto que, em boa verdade, muitos pensaram não ser possível. É uma consola/PC, com um grande potencial de mudar o mundo dos videojogos como o conhecemos hoje em dia.
Dito tudo isto, além de abrir as portas a todos os jogos da biblioteca Steam, este pequeno PC super poderoso também pode significar excelentes notícias para a Microsoft. Afinal de contas, o Xbox Game Pass funciona em pleno!
- Apple vai revolucionar o mundo dos ecrãs para portáteis!
- Guerra do Streaming significa regresso da pirataria!
A Steam Deck pode ser uma excelente notícia para a Microsoft!
Portanto, dizer que a chegada de uma consola rival é uma excelente notícia, é um bocado estranho. Mas neste caso, acaba por fazer algum sentido. Afinal de contas, foi o próprio Phil Spencer da Microsoft, que veio rejeitar qualquer guerra de consolas com a Steam Deck, sugerindo que a consola da Valve até pode vir a ser uma espécie de Xbox Portátil.
Aliás, o “boss” do mundo Xbox até tem discutido algumas ideias com Gabe Newell da Valve, e ao que tudo indica, até já tem uma Steam Deck consigo. Afirmando que “jogar Halo e Age of Empires na consola, é simplesmente brutal.”
Como é que tudo isto será possível?
É muito simples na verdade. Afinal de contas, a Steam Deck vai chegar ao mercado tendo como base o SteamOS 3.0 (Linux). Mas vai suportar a instalação de outros sistemas operativos, onde podemos incluir o atual Windows 10, ou o futuro Windows 11. E claro, com o Windows instalado, pode muito bem instalar o Xbox Game Pass!
Entretanto, as primeiras Steam Deck vão chegar ao mercado em Dezembro. Mas o stock está complicado, e as primeiras unidades já estão mais do que reservadas.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!