O Starlink, o serviço de Internet por satélite fornecido pela SpaceX, introduziu uma taxa de congestionamento que ronda os 100 Euros para os novos utilizadores em áreas com elevado tráfego de rede. Embora pareça que esta taxa não será reembolsada, existe um plano para a devolver aos clientes e isto torna-a menos má.
Starlink vai cobrar taxa de congestionamento de 100 Euros
Esta taxa é um encargo único aplicado na compra ou ativação de um novo plano de serviço. A Starlink afirmou que esta taxa também se pode aplicar quando se muda de endereço ou plano de serviço no futuro. A empresa afirmou que a taxa tem como objetivo resolver problemas de congestionamento da rede e pode ser removida à medida que a capacidade da rede melhora. No entanto, a Starlink planeia oferecer reembolsos de 100 Euros aos clientes em áreas com excesso de capacidade de rede. Esta medida destina-se a equilibrar a carga da rede e a levar os utilizadores a utilizar áreas menos congestionadas. Este é um serviço criado para aqueles que vivem em áreas remotas e que provavelmente não podem simplesmente escolher e mudar para outra área não congestionada, portanto, essencialmente, é uma taxa baseada no local onde se vive.
Antes disto a Starlink explorou outras estratégias de gestão de rede, como limites de uso, mas nada funcionou muito bem. Assim esta taxa de 100 Euros talvez seja uma forma mais eficaz de se gerir o problema.
Este serviço utiliza tecnologia de satélite de órbita baixa da Terra. Trata-se de algo com limitações. Como se destina principalmente aqueles que não podem ter 5G ou fibra, provavelmente ficará pior, a menos que a Starlink possa corrigir problemas de congestionamento. É provável que a Starlink continue a expandir-se e a acrescentar assinantes graças às suas parcerias e iniciativas. Claro que a fibra ainda é a melhor opção para quem procura internet, mas quem não consegue obtê-la pelos meios tradicionais tem que lidar com isso.
Cá em Portugal ainda não se paga qualquer taxa, estando para já, esse pagamento adicional limitado aos Estados Unidos. Voltando ao nosso país, o preço do serviço é de 40 Euros mês sendo necessário pagar-se 349 Euros para o equipamento. A isto juntam-se 24 Euros adicionais para o envio. Mais informações aqui.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!