Há muitas luas atrás, a Google impressionou tudo e todos, ao afirmar que iria entrar no mundo dos videojogos com um sistema de streaming, potenciado por hardware da AMD que iria meter muito computador e consola a chorar de medo. Na altura, até foi anunciado que a Google iria desenvolver jogos exclusivos para a sua plataforma, de forma a conseguir rivalizar com aquilo que a Sony e Microsoft tinham nos seus próprios ecossistemas de desenvolvimento.
No entanto, após o lançamento, tudo começou a desmoronar… Aliás, verdade seja dita, poucos são os consumidores que ainda se lembram de que a plataforma Stadia existe.
Pois bem, ainda existe, mas o foco da Google já está noutros sítios da indústria dos videojogos.
O Google Stadia ainda não ‘morreu’. Mas…
Portanto, enquanto no passado a Google tinha grandes ambições para o seu serviço de streaming de videojogos pela Internet (Stadia). A sua falta de competitividade, e na verdade, de qualidade, fez com que a “grande revolução” acabasse por ser uma “forte desilusão”.
Os primeiros sinais de que as coisas começavam a correr mal apareceram com a dissolução do primeiro estúdio de desenvolvimento focado no Stadia. Um projeto que apenas durou um ano. Ao fim ao cabo, a grande maioria dos contratados tinha apostado tudo o que tinha no esforço da Google, alguns deles, abandonando empregos lucrativos ou com boas perspectivas futuras. Dito tudo isto, na altura, a Google assegurou que se iria continuar a focar no serviço, especialmente na sua tecnologia base.
Pois bem, em 2022, tudo indica que a Google está a pensar mudar um pouco a fórmula do Stadia! Mudando o seu nome para “Google Stream“.
A gigante da pesquisa está em contatos com grandes empresas da indústria, como a Capcom, Bungie e Peloton, de forma a licenciar alguns IPs. Ou seja, a Google decidiu mesmo não atirar o Stadia para o seu afamado cemitério de projetos. Preferindo encontrar uma solução que lhe dê uma nova vida.
Entretanto, enquanto tudo isto acontece nos bastidores, a Google já prometeu 100 novos jogos para o serviço em 2022. Bem como novas funcionalidades interessantes.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? É fã do Stadia? Ou acha que ainda é demasiado cedo para se apostar tanto no conteúdo por streaming com input direto nosso?
Na nossa análise ao Stadia, chegámos à conclusão que é tudo muito interessante para jogos offline, mas o online é simplesmente impossível de ser jogado de forma competitiva. Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!