SSD vs HDD: Ainda existe desenvolvimento de HDDs?

SSD vs HDD: O mundo dos computadores está a ser completamente inundado com SSDs rápidos a um preço super apelativo. Aliás, estamos a entrar numa fase, em que até a Microsoft e a Sony estão a planear equipar as suas consolas de nova geração, com um SSD super rápido, deixando o velhinho HDD (disco rígido tradicional) na gaveta.



Ainda existe muito desenvolvimento na área dos HDD! Porquê?

Os SSDs podem ser muito melhores que os HDDs, quando falamos na velocidade de acesso à informação, na velocidade de leitura/escrita e até nos I/Os por segundo. Contudo, os HDDs ainda têm uma grande vantagem sobre os SSD… O custo por Gigabyte!

ssd vs

Todo o desenvolvimento que ainda está a ser feito nos HDD, está envolvido com o aumento da quantidade de dados que é possível armazenar numa dada área. Ou seja, sem estes avanços, os SSDs iriam apanhar os HDDs no custo por GB muito mais rapidamente… O que claro está, iria atirar a velhinha tecnologia para o caixote do lixo.

SSD vs HDD: Ainda assim, apesar dos HDDs ainda terem a vantagem do preço, a verdade é que o mercado parece estagnado!

As tecnologias mais interessantes no mundo dos HDD, como as drives com hélio ou os SSHD, estão presas em segmentos de mercado demasiado altos. Aliás, um HDD ‘normal’ de 2TB apenas desceu apenas 40% nos últimos 5 anos, enquanto os SSDs desceram quase 75%. O que muito provavelmente está relacionado com o fato do disco de 2TB ser o mais popular do mercado.

Portanto, enquanto houver procura, não existe necessidade de baixar o preço! Disto isto, nos próximos ~5 anos, quando os SSDs começarem a chegar a esta quantidade de espaço, a um preço simpático… É provável que os HDD desapareçam completamente do mercado normal de consumo. Ficando apenas no mercado empresarial, em que as grandes capacidades imperam, e as margens são muitos mais altas.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Atenção: Google Fotos vai começar a esconder as suas fotos!

Foi em Maio que ficámos a conhecer uma nova função na app de fotografias da Google que garante mais privacidade. No entanto, só ficou...

Xiaomi vai ser a nova Huawei? Problemas na Europa?

O NCSC (Centro Nacional de Cybersegurança da Lituânia) divulgou na passada quarta feira, um novo relatório tendo como base três smartphones de fabricante Chinesas....

China declarou ilegais todas as transações de criptomoedas

Já não é novidade para ninguém que o governo Chinês anda a tentar "cortar as pernas" ao mundo das criptomoedas. Mas, o que aconteceu...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!