Spotify vs Google Play Music – A Batalha do Streaming


Por em

Hoje em dia, qualquer pessoa utiliza um serviço de streaming para ouvir música enquanto trabalha, corre ou então até apenas por lazer.

Dito isto, provavelmente todos vocês já ouviram falar do Spotify, mas e do Google Play Music ? A Google não brinca quando entra num mercado! Normalmente é para chegar, ver e conquistar!

Qual dos serviços é mais completo?

Spotify Google Play Music

Design

  • O tema negro do Spotify é muito mais apelativo visualmente que o tema branco do Google Play Music. Além disso aparenta ter um design bastante mais limpo e minimalista.
  • As abas na parte de baixo do Spotify tornam a navegação bastante mais simples, algo que é um pouco mais complicado na app da Google.
  • A fila de música do Google Play Music é bastante mais conseguida! É possível visualizar várias músicas da estação de rádio, e até descartar aquelas que não queremos diretamente na lista. O Spotify nem sempre mostra que músicas então na estação de rádio, e maneira como a lista está organizada pode por vezes ser confusa.

Qualidade de Som

  • Ambas oferecem streaming de música até aos 320kbps, se bem que no Spotify isto está escondido no menu, tem que activar a opção “Extreme Quality” que está apenas disponível a utilizadores ‘Premium’.
  • Ambas as aplicações oferecem a opção para diminuir a qualidade do som, para utilizadores com poucos dados móveis.
  • O Spotify permite-lhe fazer stream em quantos aparelhos quiser, mas apenas consegue fazer download das suas músicas em três aparelhos, isto até 3.333 músicas. No Google Play Music tem um limite de 10 aparelhos, mas pode fazer download de quantas músicas quiser.
  • Existe uma aplicação Google Play Music para Android TV. Ambas têm aplicação para Android Wear, e ambas suportam Google Cast. Mas o Spotify usa o ‘Spotify Connect’ para se ligar a uma grande variedade de colunas e aparelhos.

Biblioteca de música e Funcionalidades

  • Ambos os serviços dispõem de mais de 30 milhões de músicas. No entanto a Google Play Music oferece um link para milhões de videoclips no Youtube sem anúncios com o Youtube Red. Já o Spotify oferece algumas séries originais, focadas em música local e performances exclusivas.
  • Ambos os serviços têm agora uma oferta de podcasts bastante ampla, além disto o Spotify ainda o ajuda a encontrar os concertos que se realizarão perto de si.
  • O Spotify não permite upload da sua própria biblioteca de música, mas pode ouvir as suas músicas na aplicação, se desejar. Já o Google Play Music permite fazer upload de 50.000 músicas, de modo a que posso fazer stream destas sem qualquer encargo.
  • O algoritmo de sugestão de música e de estações de rádio no Spotify parece ser um pouco melhor. Além disto, este serviço oferece ainda a playlist ‘Discover Weekly’ e ‘Daily Mix’ para que tenha sempre novas surpresas para ouvir.

Playlists e Partilha de música

  • As playlists do Google Play Music são privadas por defeito. No Spotify é exatamente o contrário, permitindo até colaboração. Todas as músicas que adicionar às suas listas podem ser ouvidas por qualquer pessoa.
  • O Spotify não permite reordenação de músicas numa list no Android, nem que as apague e as tenha de adicionar outra vez. Dito isto, também não permite que mude o nome de playlists na versão Web do serviço. A Google Play Music permite edição, reordenação e mude de nome tudo o que quiser, quando quiser e onde quiser.
  • Partilha de listas do Spotify permite que os utilizadores ouçam a música ou lista diretamente do site, ou rede social como o Twitter. A partilha de listas do Google Play Music ainda não permite nada disto.

Preço

  • Os pacotes familiares de ambos os serviços custam 10,99€ e permitem até 6 utilizadores com a sua própria conta premium, mas claro que todos os utilizadores têm de partilhar a mesma morada.
  • O plano familiar do Google Play Music não precisa que todos os utilizadores vivem na mesma casa.
  • O Google Play Music tem incluido o YouTube Red em alguns países, que elimina os anúncios publicitários e permite o download de vídeos da plataforma de vídeos.

Spotify vs Google Play Music – Qual é o melhor ?

Spotify

Spotify Google Play Music

O Spotify é uma plataforma excelente para quem quer explorar novas playlists com o modo ‘shuffle’. Ou seja, quem não compra música e apenas quer ouvir os sons mais populares tendo em conta o seu gosto pessoal.

Tem também um design mais apelativo para utilizadores casuais, com o seu tema negro, que pode até ajudar os condutores nocturnos a não ficarem completamente encadeados pelo tema branco do Play Music.

Google Play Music

Spotify Google Play Music

Este serviço é mais virado para as famílias e utilizadores com bibliotecas e gosto musicais bem definidos. Além disso dispõe de um plano familiar muito menos restritivo. E claro, todos os benefícios do YouTube Red, que por si só podem justificar a escolha.

Escolha final ?

Em suma, é uma escolha que apenas você pode tomar! Por isso pese os prós e contras de cada plataforma e tome a sua decisão!

Leia também

Ou veja mais notícias de Especiais, Música, Cinema e TV

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Apple vendeu 600 mil unidades do HomePod

Novo anime de Dragon Ball! E não, não é o regresso de ‘Super’

Seguinte