Ainda sou do tempo que a Sony tinha uma boa presença no mundo Android, com aparelhos Sony Xperia bem desenhados, com elevados níveis de performance, e claro, aquela qualidade de construção que apenas a Sony é capaz de oferecer aos consumidores.
Aliás, o meu primeiro evento de lançamento em Portugal foi o evento de lançamento de um smartphone topo de gama Sony Xperia em Lisboa.
No entanto, apesar de ter mudado um pouco a sua estratégia, a Sony continua a ser uma força estranha no ecossistema Android. Os seus smartphones são bons, conseguem trazer muito daquilo que os consumidores realmente querem ver num aparelho mobile. Inclusive são muito elogiados pela crítica especializada! Mas… Têm 0 impacto no mercado. Culpa da Sony.
Sony vai lançar um novo smartphone. Mas… Interessa?
Juro que a Sony é uma das fabricantes que mais me irrita no mundo dos smartphones, especialmente porque é uma das fabricantes que mais dinheiro faz neste mercado, apesar de não vender, nem apostar de forma significativa nos seus próprios aparelhos.
Como faz dinheiro? Nos sensores de fotografia!
A Sony faz um sucesso incrível neste mercado, mas por alguma razão, nunca quis apostar muito nesta vertente nos seus próprios smartphones. Apenas recentemente começámos a ver uma forte aposta nos modelos premium (Xperia 1), com os melhores sensores, e melhores chips de processamento de imagem.
Porém, mesmo assim, é muito difícil ver um Xperia no mercado.
Especialmente porque a Sony anuncia, mas depois demora vários meses a disponibilizar produto. Infelizmente, em alguns mercados, esse lançamento nunca chega a acontecer. (Como é o caso de Portugal)
Dito isto, o seu próximo smartphone a ser anunciado deve ser o Sony Xperia 5 V.
Um aparelho que tenta juntar performance e qualidade de construção a um preço mais baixo. Há alguns anos atrás, tivemos a oportunidade de testar a primeira versão deste aparelho no mercado Português, e ficámos maravilhados.
Dito isto, o Xperia 5 V vai contar com 16GB de memória RAM, um SoC Snapdragon 8 Gen2, 5000mAh de capacidade de bateria, tudo isto com um ecrã um pouco mais pequeno que o habitual, com menos de 6.5”. O preço deve ficar à volta dos 1000€. Mas… É muito provável que nunca vá encontrar um destes aparelhos no mercado Português.