Sony GTK - XB72

Sony GTK – XB72 – Uma grande pressão acústica aliada à qualidade – Com a chegada do Verão e subsequentemente do calor, começam cada vez mais a aparecer as festas “outdoor”, para aproveitar o bom ambiente e luz do sol. Ora bem, se por acaso gosta de impressionar os seus amigos com uma festa e um ótimo som, então a Sony poderá ser a solução para si.

A coluna Sony GTK – XB72 está pronta para criar uma festa em qualquer lado com um áudio potente, mesmo que estejamos ao ar livre. Contudo, tudo tem seu preço e aqui é possível que a marca tenha “exagerado” um pouco, leia toda a review e saberá o porquê.

Portanto, como deve imaginar, este equipamento conta com uma potência realmente incrível. Curioso para saber quantos Watts tem?

Sony RBK

Pois, também eu gostaria de saber, mas não encontrei em lado algum a potência real desta ‘menina’. O que acaba por ser algo bastante curioso… A Sony não fornece a potência real desta coluna (RMS), nem sequer a potência de pico.

Ainda assim, recentemente testei a LG RL4 que conta com uns muito decentes 150W RMS. E desde já posso garantir que esta oferta da Sony consegue superar a potência sonora, especialmente no exterior.


LG XBOOM RL4: Uma coluna que impressiona na qualidade e no preço!


Dito isto, este equipamento conta dois altifalantes frontais de 16cm, capazes de produzir muito potência para o seu tamanho. Assim, aliados aos altifalantes, encontrará não quatro como as imagens tendem a mostrar, mas sim três tweeter’s capazes de produzir um agudo potente.

Assim sendo, estamos a contar aqui com um equipamento 3.2, capaz de animar qualquer festa, dentro e fora de casa.

Design

Sony GTK - XB72

A Sony GTK – XB72, com cerca de 12Kg, conta também com um design interessante mas basicamente retangular. Dito isto, a parte frontal é mais larga que a sua parte traseira. Portanto, este equipamento tem a capacidade de ser colocado tanto na vertical como na horizontal, onde alberga uma grande surpresa.

Afinal de contas, na horizontal, a coluna pára cerca de meio segundo, para alterar o funcionamento dos tweeters de forma a produzir um som mais aberto e criar um som superior mais nítido. Algo, que é ainda mais acentuado pelo Processador de Sinal Digital (DSP) integrado na mesma.

Entretanto, o formato desta caixa ajuda muito a projetar o som a grandes distâncias, algo que foi feito de maneira propositada. Aliás, a caixa é aberta de estilo “openbox”, com a saída de ar a sair na mesma direção que sai o som.

Ou seja, isto ajuda especialmente para o exterior, alcançando um som mais direto. Contudo, se utilizar dentro de casa a baixo volume, irá pode notar uma falta de bass…

Aqui, ativar o modo “Extra Bass” ajuda, mas as vezes os graves sobrepõem-se demasiado. Este “problema” tem um forma fácil de resolver, apenas aumente o volume e todo o áudio complementa-se de uma forma incrível.

Sony GTK - XB72

Na parte superior, vai encontrar todos os botões de controlo de música, luz, e das funções do equipamento.

Acerca das luzes deste equipamento tenho a dizer que a coluna está equipada com 3 zonas: Linhas RGB, Strobs e por fim, uma luz sobre o altifalante.

Escusado será dizer que a coluna se destaca imenso com a sua iluminação. Ou seja, pelo menos na minha opinião, temos aqui finalmente… Um sistema compacto de luzes que impressiona! Sobre o mesmo assunto, na própria caixa poderá escolher entre deixar as luzes ligadas (Sincronizadas com a música) ou simplesmente desligá-las.

Todavia, através da aplicação Sony Music Pall e consequentemente a aplicação Fliestable, poderá escolher em que cores da mesma e muito mais.

Na aplicação terá 4 modos: DJ Control, Illumination, Motion Control e Party Light.

  • No DJ Control, poderá adicionar vários efeitos e sons à sua musica.
  • No Illumination, como o próprio nome indica serve para controlar a luz do equipamento à sua maneira.
  • No Motion Control, adiciona a capacidade de controlar a coluna através de movimentos do seu smartphone.
  • Por ultimo em modo Party Light, o seu smartphone fará parte da festa e irá piscar, mudar de luz e acompanhar as luzes da coluna.

A aplicação existe tanto para Android como para iOS.

No entanto, encontrei um “problema”, as mesmas continuam a piscar e a funcionar plenamente, até ter de tirar o cabo da ficha. Aliás, eu desligo as luzes enquanto o equipamento está ligado, e quando desligo no botão, voltam-se a ligar automaticamente. Veja o video sobre isto.

Ademais, se for um aficionado por colunas como eu, saiba que estas luzes tratam-se apenas de um gimmick… Não melhorando, na qualidade e potência da coluna, ademais, sem as luzes o valor deste equipamento iria baixar. Ou seja, é um elemento puramente estético.

Conectividade

A conectividade de qualquer coluna atuais é feita de forma fácil por cabo ou através de Bluetooth. E claro que a Sony GTK – XB72 não fica atrás! Poderá ligar, fisicamente por cabo, Pen USB, ou ligar por wireless com o Bluetooth da mesma.

Dois pontos positivos aqui, é que a coluna irá ligar automaticamente na última fonte utilizada, em vez de iniciar sempre no Bluetooth. Afinal, este equipamento, como a grande maioria, mantém a conexão Bluetooth sempre ativa, enquanto muda de fonte.

Sony GTK - XB72

Também, poderá conectar esta coluna a outra através da saída Line Out, que se encontra na traseira do equipamento. Contudo, é possível fazer o emparelhamento com varias colunas iguais, através da funcionalidade “Party Chain” da Sony. (Através de Bluetooth)

Na parte traseira, tem também a entrada para o microfone com o controlo de som do mesmo, não incluído na caixa, mas sempre bem vindo numa festa. A capacidade de controlar a intensidade do microfone na coluna, é algo muito bem pensado e faz todo o sentido.

Áudio e qualidade

O som desta coluna independentemente da fonte, demonstra um grande foco na projecção do som. Apresentando, um áudio potente capaz de impressionar com os seus graves, mesmo a altos volumes. Especialmente se escolher o modo “Extra Bass”, um velho conhecido da Sony.

Dito isto, onde a coluna brilha é a altos níveis de potência, mantendo sempre uma grande qualidade. Aliás, mesmo a 100% de potência não encontrei distorção alguma! O que é certamente de louvar.

Afinal de contas, no exterior não terá paredes para ajudar a propagar o som. Sendo, a grande caixa da coluna e o seu modo “Live”, a ajuda para produzir melhor som ao ar livre.

Entretanto, chegámos ao ponto mais importante de todos, o preço!

Como seria de esperar, a Sony GTK – XB72 impressiona mesmo muito com o seu áudio, especialmente quando levamos a potência ao máximo! Em suma, é uma coluna capaz de enfrentar o grande desafio, que é manter qualidade e um volume enorme, mesmo no exterior.

Contudo, se for ao site oficial verá que a coluna custa 350€… Isto, apesar da sua qualidade de construção, do super volume, do RGB, dos Strobs e até da sua qualidade de som… É bem provavel que seja um ponto negativo para a grande maioria dos consumidores.

Ainda assim, a coluna foi projectada para ter um uso abusivo, sempre a altos volumes. Contando, para isto com o seu sistema DSP para manter tudo a funcionar bem. E claro está, a qualidade tem de ser paga.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Saiba mais sobre a coluna aqui.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Silvio José
Sempre gostei de tecnologia, e em tenra idade já sonhava em construir a minha Dream Machine. Alcançado esse sonho agora o objetivo é aprender mais e mais. A minha paixão em todo o tipo de tecnologia faz-me estar sempre alerta a todas as novidades.