Sabe qual foi o primeiro computador portátil a chegar ao mercado?

Sabe qual foi o primeiro computador portátil a chegar ao mercado? – Nós na Leak.pt, adoramos falar da tecnologia mais recente que chega ao nosso mercado. Mas também achamos muito interessante, o passado deste mundo mágico que fascina tantas gente todos os dias.

Por isso, hoje vamos tentar descobrir, qual foi o primeiro portátil do mercado, digno desse nome!

Antes de mais nada, tenho de dizer que antes deste computador chegar ao mercado, já existiam aparelhos computacionais móveis. Contudo, este foi o primeiro que teve o termo ‘laptop’ associado a si!

Assim, se por acaso não conheciam, fiquem a saber que o primeiro ‘portátil’ do mercado foi o Gavilan SC, tendo sido lançado em Maio de 1983.

primeiro computador portátil

O primeiro computador móvel, a ficar conhecido como ‘portátil’, foi o Gavilan SC

Portanto, o Gavilan SC foi realmente o primeiro ‘portátil’ do mercado, no entanto, ser leev não era com ele. Estamos afinal de contas, a falar de um aparelho de ~4KG com um preço ainda mais pesado de 4000$.



Dito isto, a nível de especificações tínhamos o super popular processador Intel 8088 a 5MHz, 64KG de memória CMOS, uma drive para disquetes, um modem 300-baud e ainda um touchpad (ou espécie disso). Tudo potenciado pelo sistema operativo MS-DOS.

Como pode ver pela imagem em cima, não estamos aqui a falar de uma máquina pequena… Ainda assim, em comparação com o rival da IBM que pesava 13kg, este foi sem dúvida o primeiro portátil da era computacional.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.


Sabe qual foi o computador (PC) mais vendido de sempre?

primeiro computador portátil

É provável que muitos de vocês tenham tido um PC super antigo em vossa casa… Aquela clássica máquina em que viam o vosso irmão/pai/tio a trabalhar ou jogar, e que ninguém vos deixava tocar nem observar o que ali se passava. Com medo que as nossas mãos pusessem o sistema num estado crítico, ou que um simples toque no teclado, fizesse com que o PC simplesmente entrasse em combustão espontânea.

Leia o resto do artigo aqui.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

i9-12900K bateu um Ryzen Threadripper no seu melhor benchmark!

Como deve saber, a nova geração de processadores Intel Core 12000 está mesmo prestes a chegar às prateleiras! De forma a acompanhar o lançamento...

Memória RAM vai finalmente descer no fim do ano! É a loucura!

2021 tem sido um ano não para os entusiastas do mundo dos PCs. Bem, para dizer a verdade, é uma tendência que começámos a...

NVIDIA RTX 30 Super vai chegar ao mesmo tempo das placas Intel!

Estou farto de dizer que faz zero sentido lançar uma nova gama de placas gráficas, quando as atuais RTX 30 e Radeon RX 6000...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!