laptop

Sabe qual foi o primeiro computador portátil a chegar ao mercado? – Nós na Leak.pt, adoramos falar da tecnologia mais recente que chega ao nosso mercado. Mas também achamos muito interessante, o passado deste mundo mágico que fascina tantas gente todos os dias.

Por isso, hoje vamos tentar descobrir, qual foi o primeiro portátil do mercado, digno desse nome!

Antes de mais nada, tenho de dizer que antes deste computador chegar ao mercado, já existiam aparelhos computacionais móveis. Contudo, este foi o primeiro que teve o termo ‘laptop’ associado a si!

Assim, se por acaso não conheciam, fiquem a saber que o primeiro ‘portátil’ do mercado foi o Gavilan SC, tendo sido lançado em Maio de 1983.

Gavilan

O primeiro computador móvel, a ficar conhecido como ‘portátil’, foi o Gavilan SC

Portanto, o Gavilan SC foi realmente o primeiro ‘portátil’ do mercado, no entanto, ser leev não era com ele. Estamos afinal de contas, a falar de um aparelho de ~4KG com um preço ainda mais pesado de 4000$.



Dito isto, a nível de especificações tínhamos o super popular processador Intel 8088 a 5MHz, 64KG de memória CMOS, uma drive para disquetes, um modem 300-baud e ainda um touchpad (ou espécie disso). Tudo potenciado pelo sistema operativo MS-DOS.

Como pode ver pela imagem em cima, não estamos aqui a falar de uma máquina pequena… Ainda assim, em comparação com o rival da IBM que pesava 13kg, este foi sem dúvida o primeiro portátil da era computacional.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.


Sabe qual foi o computador (PC) mais vendido de sempre?

Commodore 64

É provável que muitos de vocês tenham tido um PC super antigo em vossa casa… Aquela clássica máquina em que viam o vosso irmão/pai/tio a trabalhar ou jogar, e que ninguém vos deixava tocar nem observar o que ali se passava. Com medo que as nossas mãos pusessem o sistema num estado crítico, ou que um simples toque no teclado, fizesse com que o PC simplesmente entrasse em combustão espontânea.

Leia o resto do artigo aqui.