Isto é algo que não é suficientemente falado… A Sony já não lança os seus jogos apenas e só para as suas consolas! Eventualmente, quase todos os jogos que realmente interessam, fazem o seu caminho para o PC.
Pois bem, Shuhei Yoshida, que fez parte da equipa da Sony PlayStation durante mais de 30 anos, afirma que isto é, e sempre foi, uma ideia genial por parte da gigante Japonesa.
Sony está a imprimir dinheiro com jogos no PC!?
Portanto, as vendas que a Sony faz no lado do PC não são obviamente similares às que faz no lado das consolas. Mas, a realidade é que a gigante Japonesa está a fazer muito e bom dinheiro, com muito pouco investimento. Aliás, além de fazer bom dinheiro, está também a expandir o alcance do ecossistema PlayStation.
O mais interessante, é que está a conseguir fazê-lo sem danos para o mercado de consolas. Isto porque, os jogos não chegam ao PC ao mesmo tempo que chegam às consolas PS5 e PS5 Pro. Existe sempre um tempo de espera, que por vezes pode até chegar aos 2 anos.
Genial porquê?
- Possível levar o jogo para uma audiência completamente nova, que vai fazer com que a o número de fãs aumente. (O que pode levar à venda de consolas no próximo lançamento, para que estes novos jogadores possam jogar o novo jogo logo de imediato).
- A adaptação da PS5 para o PC é extremamente barata devido ao facto de o hardware entre as consolas de nova geração e PC ser muito similar.
- ???
- Dinheiro!
Isto é uma ideia genial para um dos território mais lucrativos à face da terra!
Levar jogos PlayStation para o PC é uma boa forma de fazer dinheiro extra. Mas, além disso, é uma forma de conquistar mercados onde as consolas não são tão populares, como é o caso da China. Um mercado massivo, que adora gaming, mas que está mais agarrado ao PC.
Na opinião de Shuhei, esta prática pode parecer esquisita a um olhar mais desatento, mas é inegavelmente uma estratégia genial por parte da Sony. É quase como imprimir dinheiro. Não tem desvantagens.
Curiosamente, além de tudo isto, a PS5 vai muito provavelmente começar a receber jogos da Microsoft. Ou seja… Está mesmo tudo a correr bem para a Sony.