Será que a Sony deve ter medo da Xbox Scarlett? Sem dúvida!

PS4 XBOX One

No seguimento do artigo “PlayStation 4 vs Xbox One: Como é que a Sony recuperou do fiasco PS3?“, onde explicámos em detalhe, o porquê da Sony ter conseguido vencer a atual geração de consolas, depois da sua PS3 ter levado uma ‘sova’ da Microsoft e da sua Xbox 360, na anterior geração.

Que aconteceu, mesmo depois da Sony levar consigo, um grande ‘Hype’ graças ao estrondoso sucesso da sua PlayStation 2!

Assim, vamos agora falar do futuro, nomeadamente, de tudo aquilo que a Microsoft tem feito, para recuperar o trono, na próxima geração de consolas!

A Sony que ‘se ponha a pau’, senão vai andar a correr atrás do prejuízo, outra vez… Afinal de contas, a história tem a tendência de se repetir.


Pois bem, o que é que a Microsoft anda a planear?

Para dizer a verdade, é difícil acreditar que a Microsoft possa realmente fazer mossa à Sony, quando esta goza de um sucesso tremendo com a PlayStation 4, e continua a contar com uma mão cheia de estúdios ‘First Party’, com jogos como Uncharted, God of War, Gran Turismo, Ghost of Tsushima, Final Fantasy VII, Infamous, Killzone, entre muitos outros nas suas fileiras.

Contudo, é preciso ver com muita atenção, aquilo que a Microsoft tem feito nos últimos anos, especialmente em 2018, para chegar à conclusão que a empresa não está a dormir, e que vamos realmente ter um duelo de gigantes em 2020!

A Microsoft adquiriu, em 2018, 7 novos estúdios de videojogos!

a sony

Sim, a Microsoft sabe que uma das grandes vantagens da Sony, é o facto de ter vários jogos de extrema qualidade nos seus estúdios ‘First Party’.

Portanto, uma decisão obvia seria aumentar massivamente a quantidade de estúdios a trabalhar exclusivamente para a Xbox, de 6 para 13! (A Sony tem 14)

Ademais, a Microsoft já contava com os estúdios:

  1. 343 Industries – Estúdio responsável pelos jogos Halo
  2. Microsoft Casual Games – Jogos simples como o Solitário, etc..
  3. Turn 10 – Estúdio responsável pelo jogo Forza Motorsport
  4. Mojang – Estúdio responsável pelo jogo Minecraft
  5. Rare – Estúdio responsável pelo jogo Sea of Thives
  6. The Coalition – Estúdio responsável pelo jogo Gears of War

Onde temos de juntar os novos:

  1. InXile – Estúdio responsável pelo jogo Bard’s Tale
  2. Undead Labs – Estúdio responsável pelo jogo State of Decay
  3. Playground Games – Estúdio responsável pelo jogo Forza Horizon
  4. Ninja Theory – Estúdio responsável pelos jogos Heavenly Sword (PS3) e Hellblade
  5. Compulsion Games – Estúdio responsável pelo jogo We Happy few
  6. The Initiative – Estúdio completamente novo
  7. Obsidian – Estúdio responsável pelo jogo Outer World’s

Como já deve ter percebido, temos aqui alguns estúdios mais focados em jogos casuais, ou que até fazem jogos para todas as plataformas, por isso, dizer que a Microsoft tem 13 estúdios contra os 14 estúdios da Sony não faz muito sentido.

Mas na verdade, dizer que a Sony tem 14 estúdios a trabalhar 24 horas por dia, apenas a pensar na PlayStation, também é mentira…

a sony

Existem alguns estúdios no seu repertório, que apenas fazem títulos VR, e curiosamente, existe um estúdio na lista, que apenas faz jogos ‘mobile’, ou seja, nem trabalha nas consolas PlayStation.

Em suma, lá pela Microsoft ter adquirido 7 novos estúdios, não quer dizer que vá automaticamente ganhar a próxima geração! As coisas não funcionam assim.

Mas uma coisa é certa, para haver tanto investimento na parte da empresa Norte Americana… É porque os olhos estão postos no trono da Sony!

E se há coisa que não falta à antiga empresa de Bill Gates, é dinheiro para oferecer orçamentos ilimitados a todos estes estúdios.


Certamente, se há alguém a ganhar no meio disto tudo, é o consumidor.

O que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte 1