Inicio outros Sonda da NASA captura imagens de dunas em Plutão

Sonda da NASA captura imagens de dunas em Plutão

Plutão pode já não ser um planeta oficial. No entanto isto não significa que este pequeno mundo congelado seja menos interessante do ponto de vista científico.

O planeta anão fica nos confins do Sistema Solar e é um lugar incrivelmente frio para se estar. De fato, as investigações mais recentes já indicaram que Plutão pode ser, na verdade, o resultado de uma coleção de milhões de cometas que acabaram por chocar, uns contra os outros.

Entretanto e a propósito deste pequeno corpo celeste, um novo estudo publicado na revista Science, revelou ao mundo fotografias capturadas pela sonda New Horizons, da Nasa, que passou por Plutão em 2015. Nas imagens, os cientistas descobriram evidências do que parecem ser dunas de areia na superfície. Bem, na verdade não é areia.

Foto: NASA/Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory/Southwest Research Institute

As fotos mostram uma paisagem inegavelmente parecida com a da Terra, com terreno montanhoso cercado pelo que parece ser um vasto deserto. Os cientistas já sabem que grande parte de Plutão são na verdade gases congelados formando material sólido. Os investigadores revelam que essa “areia”, como vemos, não são minúsculos pedaços de material rochoso a que estamos habituados aqui na Terra, mas na verdade partículas de metano congeladas que se juntaram na formas de dunas.

“Os grãos de metano podem ter sido lançados na atmosfera pelo derretimento do gelo de nitrogénio ter vindo das montanhas próximas”, explicam os investigadores. “Entender como estas dunas se formaram nas condições de Plutão vai ajudar na interpretação de características semelhantes encontradas noutras partes do sistema solar.”

Esta é uma descoberta surpreendente por uma série de razões, mas o mais importante é que as condições de superfície do planeta podem não ser o que os cientistas achavam há muito tempo.

“A superfície de Plutão é mais geologicamente diversificada e dinâmica do que se esperava”. No entanto “o papel da sua atmosfera ténue na formação da paisagem ainda não está claro.” Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

(Sondagem) Ecrã ou bateria? O que prefere num smartphone?

O mundo dos smartphones tem um grande calcanhar de Aquiles, a bateria! Sim, é verdade que as baterias estão cada vez maiores e mais...

A NVIDIA já veio a público falar sobre os problemas das RTX 30

Por vezes é normal que um lançamento tenha alguns problemas... No entanto, depois das RTX 20 terem apresentado alguns problemas sérios nas primeiras unidades,...

PS5 e Xbox Series X vão sofrer com o armazenamento!

PS5 e Xbox Series X vão sofrer! - As consolas de nova geração estão prestes a chegar às prateleiras! Afinal de contas, já conhecemos...

As NVIDIA GeForce RTX 30 são como um bom vinho!

É uma afirmação estranha eu sei, mas o que eu quero dizer é que as placas apenas irão ficar mais poderosas à medida que...

Xbox Series X tem 1TB, mas na realidade são apenas 800GB

As consolas de nova geração são muito bem-vindas, no entanto, não consigo deixar de pensar que o espaço de armazenamento que ambas trazem no...