Snapdragon 7 Plus Gen 3: o coração dos novos gama-média!

A Qualcomm anunciou o Snapdragon 8s Gen 3 no início desta semana, e este chip destina-se a smartphones mais acessíveis. Agora, a empresa anunciou o Snapdragon 7 Plus Gen 3, que tem como alvo os telemóveis de gama média.

Snapdragon 7 Plus Gen 3: o coração dos novos gama-média!

Muito parecido com o Snapdragon 8s Gen 3, o Snapdragon 7 Plus Gen 3 resulta de um processo TSMC de 4 nm e aposta num grande processador. Mais especificamente, estamos a olhar para um CPU octa-core composto por um Cortex-X4 a 2,8GHz, quatro núcleos Cortex-A720 a 2,6GHz e três núcleos Cortex-A520 Refresh a 1,9GHz.

Trata-se, obviamente, de uma queda na frequência em comparação com o Snapdragon 8s Gen 3 e o Snapdragon 8 Gen 3, mas ainda assim deverá proporcionar um desempenho fantástico. De facto, a Qualcomm afirma um aumento de 15% no desempenho do CPU em relação ao já impressionante Snapdragon 7 Plus Gen 2.

A situação da GPU é um pouco mais obscura, pois a Qualcomm não esclareceu se esta parte é derivada de qualquer processador anterior.

No entanto, a falta de suporte para ray tracing sugere que isso não é derivado do processador principal do ano passado, como vimos com o Snapdragon 8s Gen 3.

- Advertisement -

A Qualcomm também afirma que a GPU é 45% mais rápida do que a GPU do Snapdragon 7 Plus Gen 2. Seja como for, o Snapdragon 7 Plus Gen 2 alcançou pontuações de benchmark de GPU que ficaram atrás do Galaxy S22 Ultra. Portanto, parece que este chipset poderia vencer alguns smartphones emblemáticos mais antigos.

Entretanto a gráfica do Snapdragon 7 Plus Gen 3 chega com funções como o suporte a super-resolução em jogos, interpolação e suporte a 120Hz em resoluções QHD+. No entanto, a descodificação AV1 não é suportada aqui, o que teria permitido uma transmissão de vídeo mais eficiente e de maior qualidade em serviços suportados (por exemplo, YouTube e Netflix).

A Qualcomm também está a promover o suporte para IA generativa no dispositivo. A empresa divulgou o suporte para funções como Gemini Nano, geração de imagens de difusão estável, assistentes virtuais e tradução e transcrição em vários idiomas.

Câmara, conetividade e muito mais

O Snapdragon 7 Plus Gen 3 parece proporcionar as mesmas capacidades de câmara que o Snapdragon 8s Gen 3. Isto significa um processador de sinal de imagem triplo (ISP) capaz de alternar perfeitamente entre três lentes, suporte para câmaras simples de 200MP, câmaras triplas de 36MP e segmentação semântica em tempo real (até 12 camadas) em fotografias e vídeos.

Não é de estranhar que o novo chipset não suporte a captura de vídeo 8K, limitando-se à gravação de vídeo HDR 4K/60fps. Outras características relacionadas com a câmara incluem o suporte para fotografias Google Ultra HDR. Também o suporte para câmara lenta 1080p/240fps e redução de ruído em vários fotogramas.

Entretanto uma grande desvantagem em relação à gama Snapdragon 8 é a mudança para um modem X63. Este modem utiliza a norma Release 17 e oferece velocidades de downlink máximas de 4,2 Gbps. Este modem também traz versões mais antigas de tecnologias como o Smart Transmit. Isto para uma melhor receção e o PowerSave para reduzir o consumo de energia.

Felizmente, o novo chipset de gama média herda o conjunto de conetividade sem fios FastConnect 7800 do Snapdragon 8 Gen 3 topo de gama. Isto significa que temos suporte para Wi-Fi 7 com HBS Multi-Link, bem como capacidades Bluetooth 5.4.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.