Cuidado com a SMS dos CTT que pode deixar a sua conta vazia!

Há vários esquemas e mensagens a circular que se valem de muitas razões para deitarem a mão ao bolso dos portugueses. No entanto e no que diz respeito aos CTT a última que está a fazer muito sucesso e a deixar muitas contas vazias com transações feitas de imediato. Assim tenha mesmo muito cuidado com a SMS dos CTT que pode deixar a sua conta a zeros!

Cuidado com a SMS dos CTT que pode deixar a sua conta vazia!

Este é mais uma vez um esquema que está bem-feito, sobretudo porque os utilizadores mal intencionados conseguiram reproduzir fielmente a imagem (mas não o processo) de recebimento de uma encomenda.

A questão gira à volta do mesmo. Recebe uma mensagem a dizer que foram feitas duas tentativas de entrega e que terá de confirmar os seus dados. Caso contrário o que encomendou será devolvido. Claro que esta mensagem não tem outro propósito senão causar urgência em quem a recebe para que a pessoa não tenha propriamente cuidado com os dados que vai inserir.

SMS dos CTT

É verdade que a ligação parece suspeita, mas muitas pessoas que estão realmente à espera de uma encomenda, tendem a ignorar este sinal de alerta e seguem e ligação.

Quando o fazem vão ter a uma página que mais uma vez conta com um endereço suspeito logo na parte superior, embora ele não surja de forma assim tão evidente em todos os browsers. O que é muito mais convincente é a parte inferior da mensagem em que temos um layout muito semelhante ao utilizado pelos CTT.

SMS dos CTT

Se carregar no botão Continuar a primeira coisa que lhe pedem são alguns dados pessoais como o Nome, Telefone e Morada. Se preencher todos os dados e carregar em Continuar vai no final para a página de pagamentos.

Só por ter preenchido as informações anteriores já pode correr alguns perigos.

Afinal são dados que as pessoas podem utilizar para abrir serviços ou fazer subscrições daquilo que não quer. No entanto, é no novo ecrã que está o maior perigo. Ou seja, na introdução de dados para pagamento de taxas de serviço.

Muitas pessoas inclinam-se para pagar uma vez que é um valor extremamente baixo. Cerca de 1 Euro para voltar a receber uma encomenda que de outro modo voltaria à origem. No entanto, o que lhe vão retirar depois do seu cartão de crédito será muito mais do que isso. Na prática tudo o que estiver disponível.

Entretanto o mecanismo está muito bem feito e sobretudo por uma razão. É que ele verifica inclusivamente o tipo de cartão que está a utilizar. Por exemplo, se colocar um número falso apenas para testar o sistema ele vai dizer que o cartão é inválido.

Depois de ter introduzido os dados e carregar em enviar começa o roubo propriamente dito. É que a partir desse exato momento será possível efetuar transações ao nível do seu cartão de crédito uma vez que os criminosos já têm em seu poder o número do cartão, nome, validade e o código de segurança.

Tenha assim muito cuidado com esta mensagem e não siga ligações absolutamente nenhumas para não ter problemas.

O número de onde chega a mensagem

Antes de pensar em culpar o número de onde chegou a mensagem, atenção! É que na maioria dos casos são também vítimas que foram infetadas e enviaram a SMS para todos os contatos sem saber.

Assim tenha mesmo muito cuidado com esta sms dos CTT.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

As máquinas Multibanco conseguem detetar dinheiro falso?

De certeza que costuma utilizar com alguma recorrência as máquinas Multibanco tanto para levantamento como para depósitos. São muito úteis por todas as funcionalidades...

Como e quando deve utilizar um cartão de crédito virtual

Um cartão de crédito virtual é um número de cartão único e temporário que está ligado a uma conta de cartão de crédito existente....

Dicas essenciais para proteger o seu dispositivo contra roubo

Num mundo cada vez mais digital, proteger o seu smartphone tornou-se numa preocupação central. É que a ameaça de roubo não se limita apenas...

Dicas essenciais para limpar a sua piscina desmontável

Manter uma piscina desmontável limpa é essencial para garantir momentos refrescantes e seguros durante o verão. A limpeza de piscina não só melhora a...

Dobráveis: Xiaomi (e outras) por cima da Samsung em 5 aspetos!

Cmo estamos fartos de dizer, a Samsung é a força dominadora no mundo dos dobráveis. Mas, isso não significa que seja a fabricante que...

Faça isto e vai conseguir transformar o seu Gmail! Experimente!

Lidar com e-mails não é a forma mais divertida de passar o tempo. Sobretudo quando temos muitas mensagens com que lidar. No entanto, o...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados