O Wear OS 3 percorreu um longo caminho desde a sua estreia na gama Samsung Galaxy Watch 4 em 2021. Graças aos esforços da Google, a plataforma conseguiu atrair tanto programadores como consumidores. Mas a Google não está parada. A empresa está a trabalhar no Wear OS 4, a próxima grande versão do seu sistema operativo para dispositivos portáteis. O lançamento está previsto para o segundo semestre de 2023 e vai mesmo valer a pena. Assim estas são as razões para querer o Wear OS 4 no seu smartwatch!
Smartwatch: estas são as razões para querer o Wear OS 4!
Suporte nativo para cópia de segurança e restauro
Neste momento, o Wear OS não oferece qualquer ferramenta nativa de cópia de segurança e restauro. Por isso, se trocar de telemóvel ou passar de um dispositivo Wear OS para outro, terá de configurar o wearable do zero novamente.
Embora a Samsung ofereça suporte para cópia de segurança e restauro nos seus Galaxy Watches baseados no Wear OS, a ferramenta só funciona com os seus próprios wearables e não com outros dispositivos. Isto irá mudar com o lançamento do Wear OS 4 no final de 2023. O SO irá adicionar uma ferramenta nativa de cópia de segurança e restauro, facilitando a alternância entre dispositivos.
Outra melhoria útil em termos de utilização é o facto de o seu relógio Wear OS 4 transferir automaticamente as permissões que já concedeu no seu telemóvel.
O formato do mostrador do relógio
Embora existam muitos mostradores de relógio de terceiros para o Wear OS 3, todos eles oferecem uma experiência extremamente inconsistente. Para além disso alguns designers consideram o desenvolvimento de mostradores de relógio para o Wear OS um desafio, porque requer conhecimentos de programação.
Para resolver este problema, a Google estabeleceu uma parceria com a Samsung para desenvolver o Watch Face Format. Este formato permitir-lhe-á criar mostradores de relógio para o Wear OS 4 num formato XML declarativo sem escrever qualquer código executável. O SO tratará das otimizações para apresentar o mostrador do relógio da forma mais eficiente possível em termos de bateria.
Existem também outras vantagens neste formato. Tem um editor de mostrador de relógio incorporado, pelo que os programadores não terão de criar um. Além disso, o mostrador do relógio não necessitará de uma atualização para tirar partido de quaisquer melhorias de baixo nível da bateria ou do desempenho que a Google venha a introduzir no Wear OS. E, tal como antes, pode personalizar os mostradores de relógio do Wear OS com complicações.
Pode utilizar o Watch Face Studio da Samsung para criar mostradores de relógio Wear OS 4 no novo formato.
Melhorias no desempenho e na autonomia da bateria
A próxima grande versão do Wear OS incluirá melhorias no desempenho e na autonomia da bateria. Com base no Android 13, a Google diz no seu anúncio no The Keyword que o Wear OS 4 ajudará a prolongar a vida útil da bateria dos smartwatches ao ser mais eficiente em termos de energia. A Google vai fazer várias otimizações e alterações subjacentes para reduzir o consumo de energia do sistema operativo.
Ecrã inicial para aplicações
Para melhorar a experiência das aplicações nos seus smartwatches, a Google está a introduzir o suporte de ecrã inicial para aplicações no Wear OS 4.
O ecrã funcionará como uma memória intermédia enquanto a aplicação carrega todos os seus elementos em segundo plano. Servirá também como um sinal de que o seu equipamento lançou efetivamente a aplicação.
O Wear OS 4 aplicará um ecrã inicial a todas as aplicações por predefinição. No entanto, os programadores são livres de implementar os seus ecrãs personalizados, se assim o desejarem. Esta pequena alteração irá melhorar significativamente as melhores aplicações Wear OS.
Conversão de texto em voz mais fiável
Para proporcionar uma experiência de acessibilidade melhorada, o Wear OS 4 irá oferecer um motor de conversão de texto em voz mais rápido e fiável. Isto deverá resultar numa leitura de mãos-livres mais precisa, especialmente com aplicações como o WhatsApp a chegar à plataforma.
Deverá poder ouvir as mensagens que os seus amigos enviam com mais clareza, sem ter de olhar para o ecrã relativamente pequeno do seu smartwatch.
O Wear OS 4 vai trazer muito mais mudanças
A Google irá lançar o Wear OS 4 formalmente na segunda metade de 2023 e irá oferecer muitas mais alterações para além das que foram reveladas até agora.
Dependendo da dimensão da atualização do Wear OS 4, este poderá não ser compatível com o seu relógio Wear OS 3, embora os dispositivos Galaxy Watch modernos recebam atualizações de software durante quatro anos.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!