Originalmente, foi apenas um troque de design e prova do avanço da qualidade da engenharia, sendo primeiramente lançado no mercado pela mão da Samsung e o seu inovador Galaxy S6 Edge. Foi uma espécie de ‘teste’, visto que a gigante Sul Coreana também lançou um modelo sem a curvatura, para perceber que versão vendia mais, e claro, se podia cobrar mais dinheiro com este simples truque… Conclusão… Sim! Os consumidores aderiram ao design, e rapidamente o ‘teste’ passou a ‘standard’.
(Smartphones) Porque razão andam as fabricantes a curvar o ecrã?
Claro que muita gente pegou nesta estratégia da Samsung para acusar a empresa de estar a tentar baixar a durabilidade dos seus aparelhos, ao anular a aplicação de películas no ecrã, ao mesmo tempo que alongava o ecrã para espaços menos protegidos do aparelho. Ao fim ao cabo, sem película, o ecrã fica menos protegido, o que por sua vez poderá levar à troca de aparelho ou reparação nos agentes oficiais da marca. No entanto, acho que isto são argumentos que não fazem realmente muito sentido, especialmente agora que os vidros que protegem o ecrã dos smartphones são quase imunes a riscos sérios.
Ou seja, verdade seja dita, se uma fabricante quiser mesmo que um telemóvel dure menos tempo, o alvo mais apetecível é quase sempre a bateria. Se esta começar a falhar, os consumidores não vão ter outro remédio senão trocar o componente (o que é caro), ou trocar de telemóvel, que também é caro, mas é ainda melhor para as fabricantes.
Dito isto, a curvatura foi implementada apenas e só por razões estéticas, para anular as margens laterais dos smartphones!
Ao fim ao cabo, basta olhar para o S10e do ano passado, que deixou o ‘Edge’ na gaveta para apostar num ecrã plano. É evidente que o factor ‘Premium’ ficou esquecido, e que as margens são muito mais evidentes em relação ao S10 normal. (Isto mesmo tendo em conta que o S10e foi um sucesso no mercado!)
Assim, é algo que torna o smartphone mais futurista, e que levada ao extremo, pode realmente trazer designs interessantes e inovadores para o mercado, como o Mate 30 Pro lançado no ano passado. Afinal, é possível aumentar bastante o rácio ecrã/frente do telemóvel, ao mesmo tempo que também é possível implementar novas funcionalidades pensadas para este design.
Sim, a durabilidade pode ser afetada (existe uma maior probabilidade de impacto no ecrã). E o preço dos aparelhos que adotam este design também sobe um pouco. Contudo, também é verdade que a grande maioria das fabricantes Android optou por arriscar e ‘imitar’ a Samsung na sua aposta! A razão é muito simples… Os consumidores querem, e estão dispostos a lidar com os pontos negativos.
(Smartphones) Porque razão andam as fabricantes a curvar o ecrã? – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
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