Smartphones mais caros? Vai continuar a piorar!

Como deve saber, os componentes têm vindo a encarecer de forma muito substancial ao longo dos últimos anos, o que pelos vistos é uma tendência que não tem travão à vista. É exatamente por isso que já se começam a ver algumas fabricantes a trocar a Qualcomm pela mais barata MediaTek, e é também por isso que, apesar do facto de a Apple não ter aumentado preços em 2024, tudo indica que a Samsung se vê obrigada a aumentar o preço dos seus novos Galaxy S25.

Porém, os potenciais aumentos de 2024 e 2025 não são a maior ameaça a este mercado, ou à força monetária dos consumidores. Tudo indica que os preços vão voltar a aumentar na geração seguinte, e pelos vistos de forma ainda mais significativa.

Smartphones mais caros? Vai continuar a piorar!

smartphones com 8 anos de atualizações. faz sentido?

Portanto, como deve saber, o mais poderoso processador da Qualcomm (Snapdragon 8 Elite) que por sua vez deve dar vida à grande maioria dos smartphones de referência do ecossistema Android nos próximos meses, encareceu de forma quase absurda de um ano para o outro. O SD 8 Elite custa, por unidade, qualquer coisa como 240 dólares, o que significa um aumento de 40~50 dólares por unidade face ao Snapdragon 8 Gen3 da geração passada.

É um aumento agressivo, que em conjunto com o aumento no preço de outros componentes como os ecrãs OLED e memória RAM, estão a encostar as fabricantes à parede, com um de dois caminho pela frente. Manter preços ao baixar margens, ou manter margens ao aumentar preços.

A Apple decidiu enredar pelo primeiro caminho, mas, no lado Android da coisa, é muito provável que muitas optem pela solução mais fácil. A Samsung pode muito bem vir a ser uma dessas fabricantes.

Porém, há sempre algumas surpresas, como é o caso do novo smartphone da OPPO!

Dito isto, o Snapdragon 8 Elite Gen2 vai piorar ainda mais a situação, especialmente se a Samsung não corrigir os problemas que tem nas suas linhas. O que claro está, significa que a Qualcomm fica entregue apenas à TSMC. Mais concretamente ao seu novo processo de  3nm N3P que deverá ser um pouco superior ao atual N3E.

Em termos de aumento de desempenho, é esperado que o novo SoC da Qualcomm ofereça pelo menos + 20% de performance pura e dura. Isto ao mesmo tempo que consome a mesma ou menos energia elétrica.

Mas… O preço… Vai ser uma má notícia!

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também