Inteligência Artificial está nas bocas do mundo. Todos os produtos, sejam smartphones, computadores, relógios, aspiradores inteligentes, ou até máquinas de café, tudo tem alguma coisa baseada em Inteligência artificial. Ainda assim, apesar da massificação da tecnologia, a realidade é que a IA mais interessante está ainda reservada para os modelos mais premium, ou seja, mais caros.
Porém, no lado Android da coisa, essa realidade pode começar a mudar um pouco com a chegada do Pixel 8a.
Smartphones: Inteligência Artificial na gama média? 2024!
Portanto, qual foi a grande bandeira da Google com os seus Pixel 8 de 2023? Foi a inteligência artificial! Uma base que entretanto também deu vida ao Galaxy AI dos Galaxy S24, e que também está a ser estendida a outros aparelhos Samsung.
Sendo assim, tendo em conta que o Pixel 8 mais barato recebeu as grandes atualizações IA que chegaram primeiro ao Pixel 8 Pro. É expectável que, ao utilizar muito do mesmo hardware, o novo Pixel 8a também chegue ao mercado com muita e boa Inteligência Artificial.
Assim, mesmo que chegue mais caro, estamos a falar de um smartphone Android de 500~600€ com capacidades de processamento, e funcionalidades, que pura e simplesmente não existem em outros aparelhos de gama média.
Este vai ser o primeiro smartphone de gama média com acesso a sério a Inteligência Artificial, o que vai fazer a diferença para vários utilizadores, especialmente no campo da fotografia, que já era um dos pontos fortes da série de aparelhos, e que até nos impressionou no Pixel 7a, mas agora deve subir um pouco mais de nível.
O Pixel 8a deve ser anunciado já em Maio, na Google I/O 2024. Este Android de gama média deve chegar ao mercado Português tal e qual como os Pixel 8, Pixel 8 Pro e Pixel 7a antes de si.