Alerta: todos os smartphones Huawei ficam sem updates Google!

No ano passado a administração Trump colocou a Huawei e as suas subsidiárias na lista de entidades. Na prática isto impede que a gigante chinesa tenha acesso aos serviços da Google no caso dos dispositivos lançados depois de 16 de Maio de 2019. No entanto, para os equipamentos anteriores a esta data surgiu um alargamento da licença que foi renovada várias vezes ao longo do último ano. Na prática ainda permite que a Google continue a colaborar com a Huawei disponibilizando atualizações de segurança e updates para as apps da Google. No entanto, esta licença chegou ao fim e apesar das implicações ainda não estarem claras, pode representar muitos problemas para esta empresa, conforme referem várias publicações. Aliás há um comentário de um representante da Google que diz tudo sobre a relação com os smartphones Huawei.

smartphones Huawei Google

Alerta: todos os smartphones Huawei podem ficar sem Google!

De acordo com o The Washington Post, esta licença ainda poderá ser renovada. No entanto, ainda ninguém comentou isto e este silêncio pode ser perigoso. Os impactos práticos desta licença não são difíceis de imaginar. Um porta-voz da Google Jose Castaneda referiu a este jornal que foi esta licença que permitiu todos os updates de segurança e updates para os Google apps e serviços. Também referiu que vão continuar a trabalhar com a Huawei enquanto o Governo deixar disponibilizando o acesso aos serviços da Google nos equipamentos mais antigos. Quando não deixarem, acabou-se.

smartphones Huawei Google

O que talvez aconteça é que as apps que estão instaladas nos equipamentos mais antigos deverão continuar a funcionar. No entanto, não havendo suporte da Google, poderá ser uma questão de tempo até o funcionamento terminar. Para além disso, quaisquer updates que a Huawei faça para os equipamentos antigos já não poderão incluir as aplicações da Google. Ou seja, isto é uma espécie de facada final de um governo que tem feito de tudo para perseguir a Huawei.

O que é pior nisto tudo, é os Estados Unidos não fornecerem uma alternativa de resolução destes problemas. Simplesmente acaba o suporte e pronto.

smartphones Huawei Google

Então os equipamentos mais antigos não podem ser atualizados?

Se a Google a partir de hoje já não puder colaborar com a Huawei, mesmo que seja apenas para certificar modelos anteriores a 16 de Maio de 2019, isto significa que já não será possível disponibilizar novas versões dos Google Mobile Services que são necessárias para que as antigas e novas apps continuem a funcionar.

Vai mesmo tudo deixar de funcionar?

Sem a certificação da Google, os dispositivos mais antigos não vão conseguir passar pela certificação SafetyNet. Ou seja, as aplicações bancárias e outras que requerem segurança acrescida vão logo deixar de funcionar.

Este problema tornou-se realmente mais sério e a grande questão é que de facto, agora todos os utilizadores poderão ficar prejudicados.

O que a Huawei pode fazer?

O que tem estado a fazer e muito bem! Continuando a desenvolver o seu próprio ecossistema de aplicações e serviços que funciona realmente bem, especialmente com a introdução do Petal Search que chegou ao Huawei P40 e P40 Pro e nos ajuda a encontrar o que realmente precisamos ao nível de apps e não só.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Em destaque

Leia também