Inicio Android (Smartphones) Gama média de 2020 ou topo de gama de 2018?

(Smartphones) Gama média de 2020 ou topo de gama de 2018?

(Smartphones) Gama média de 2020 ou topo de gama de 2018? – Imagine que sai de casa, e quando vai ao bolso buscar a mal amada máscara, a coisa fica toda enrolada e traz o telemóvel atrás… Pimbas, ecrã partido, corpo amassado e já nem liga! Solução? Comprar um novo.

Pode acontecer muita coisa no nosso dia-a-dia capaz de fazer com que sejamos obrigados a gastar grandes quantidades de dinheiro não planeadas. Como por exemplo furar um ou mais pneus do carro, um eletrodoméstico essencial avariar, ou claro, um telemóvel deixar cair e deixar de funcionar.



Por isso, por vezes, quando a coisa não é planeada, é provável que não exista grande liquidez para avançar para o melhor produto do mercado! Em suma, neste caso, comprar um smartphone topo de gama pode estar fora de questão devido ao seu preço.

Vamos então imaginar que conseguiu arranjar 300~400€ para um novo smartphone, e que tem de comprar algo no imediato, visto que hoje em dia, o smartphone é muito mais que um simples telemóvel, sendo uma ferramenta de trabalho e também de entretenimento.

Mas vamos ao que interessa… Compraria um gama média de 2020? Ou iria procurar um topo de gama de 2018? Afinal de contas, os preços são agora muito parecidos.

Smartphone de gama média de 2020 ou topo de gama de 2018?

gama média ou topo de gama

Portanto, prefere um Galaxy A51 ou A71, ou o mais velhinho mas ainda muito competente Galaxy Note 9? Similarmente, prefere optar pelo Mi Note 10 Lite de 2020, ou o mais velho Mi Mix 3 de 2018?

É uma excelente pergunta, sendo algo que vamos agora tentar analisar.

1. Experiência de Unboxing e extras na caixa

Um topo de gama de 2018 vai inegavelmente trazer mais coisinhas boas ‘premium’ na caixa. Por exemplo, enquanto o Xiaomi Mi Note 10 Lite e Galaxy A71 apenas trazem o smartphone e o carregador, o Mi Mix 3 traz um carregador sem fios extra, e o Note 9 até traz um par de fones AKG com grande qualidade de som.

Em suma, um topo de gama vai sempre trazer mais coisas na caixa devido ao seu preço mais alto (no lançamento).

2. Tamanho e Qualidade de construção

Antigamente, se queria um telemóvel com um ecrã de grandes dimensões, tinha obviamente de optar pelas gamas altas das fabricantes mais conhecidas. Aqui temos de apontar para a gama Note da Samsung, que historicamente até foi quem ‘inventou’ a palavra Phablet.

No entanto, em 2020, os smartphones de gama média (e na verdade, também os de gama baixa), já trazem ecrãs de grandes dimensões e até baterias com grandes capacidades.

Entretanto, podemos dizer que os aparelhos topo de gama são mais bem construídos, devido ao facto das fabricantes terem um orçamento maior para o seu desenvolvimento e produção. Contudo, não me parece ser algo que vá notar muito em 2020, devido ao aumento de qualidade absurdo em todas as gamas de preço dos últimos anos.

Ainda assim, temos de afirmar que os topos de gama de 2018 já deverão trazer certificação contra água e pó, bem como carregamento sem fios. Algo ainda raro na gama média em 2020.

3. Memória

gama média ou topo de gama

Antes, se quisesse um smartphone com grandes quantidades de memória RAM e capacidade de armazenamento, tinha obviamente de olhar para os topos de gama da Samsung, Huawei, Xiaomi, etc… Bem… A coisa já não é bem assim.

Os modelos base na gama mais alta de 2018 contam com 6 ou 8GB de RAM e 128GB de armazenamento. Pois bem, os gamas médias de 2020 oferecem exatamente a mesma coisa.

4. Ecrã

Apesar de já ser possível encontrar ecrãs OLED com margens muito reduzidas na gama média de 2020. A verdade é que os topos de gama de 2018 continuam a oferecer melhores cores, maior brilho, maior contraste, etc…

Claro que muito provavelmente irá preferir o design do ecrã do Galaxy A71 com o seu orifício no meio da parte de cima do ecrã. Mas em termos de qualidade pura, o Note 9 continua a ser o rei desta comparação.

5. Performance

Pois bem, enquanto os topo de gama de 2018 irão estar equipados com um chip Qualcomm Snapdragon 845 (ou equivalente), os novos gama média de 2020 irão contar com o Snapdragon 730, 730G ou o chip 5G de gama média da mesma fabricante, o 765G.

Dito isto, a Qualcomm tem feito um excelente trabalho no campo da performance na gama média. Contudo, ainda não chegámos ao ponto em que um chip de gama média consegue meter um chip de gama alta com 2 anos no bolso.

Em suma, os topos de gama de 2018 ganham facilmente neste campo. (No entanto, o Snapdragon 845 gasta mais bateria que os mais recentes mas mais fracos Snapdragon 700)

5. Câmera

gama média ou topo de gama

Curiosamente, no campo das câmeras, apesar dos topo de gama de 2018 utilizarem hardware ótico mais premium para a altura do seu lançamento. O mercado evoluiu tanto na gama média e gama alta, que a diferença de performance entre um topo de gama de 2018 e gama média de 2020 é virtualmente inexistente.

Dou um exemplo, o Huawei Mate 10 Pro foi um dos melhores smartphones que me passou pelas mãos. No entanto, nós humanos, temos maneiras de nos recordar das coisas no mínimo curiosas… É que eu não me lembro da performance real do Mate 10 Pro, apenas me lembro da maneira como este me fazia sentir quando tirava uma boa foto.

Dito isto, eu ainda tenho o telemóvel perto de mim, por isso, tentei tirar algumas fotos para testar este ‘feeling’… Pois bem, fiquei imediatamente desiludido em relação ao que o mercado tem para nos oferecer neste momento.

Em suma, é basicamente um empate (dependendo dos modelos que comparar).

6. Bateria

Um topo de gama de 2018 poderá gastar mais bateria que um gama média de 2020 devido à utilização de componentes mais antigos e menos eficientes. Além disto, o mercado mudou significativamente nos últimos anos, por isso, irá encontrar baterias com mais capacidade nos smartphones de gama média.

7. Encontrar um topo de gama de 2018 no mercado?

Possivelmente, ainda irá conseguir encontrar um Note 9 numa loja de confiança. Mas também é possível que não tenha essa sorte e tenha de o comprar nos Olx ou Facebooks Marketplaces desta vida.

Claro está, aqui a garantia é muito provavelmente uma miragem, e claro, além disto, tem sempre de lidar com possíveis burlões ou pessoal menos ‘justo’ e menos simpático. Entretanto, para meter as mãos num gama média de 2020, basta encomendar online numa loja de confiança como a Globaldata ou Phone House, ou ir mesmo às lojas físicas ver o que valem no mundo real.

Conclusão

Em suma, se me perguntarem se prefiro um Note 9 ou um Galaxy A71, é óbvio que prefiro o Note. No entanto, a verdade é que não ficaria nada mal servido com o A71… Aliás, provavelmente até teria menos dores de cabeço a a médio/longo prazo.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Google Maps tem uma grande novidade para a malta da bicicleta

O Google Maps merece a confiança de milhões de utilizadores. De facto, ajuda muito nas questões de navegação e está mais completo do que...

É desta que o Microsoft Edge bate de vez o Google Chrome!

Nem sempre foi assim mas atualmente podemos dizer que o browser é das aplicações mais importantes no Windows. Neste campo há três grandes destaques....

Galaxy Z Fold 3: uma nova S Pen e uma grande novidade no vidro

Já referimos na Leak que a Samsung deve fazer ajustes aos painéis dos smartphones dobráveis. Tudo com o objetivo de que eles suportem a...

Uber oferece proposta milionária pela Freenow! Será medo?

Quando aqui falamos que a pandemia de COVID-19 afetou mesmo todos os setores económicos, não estamos de maneira nenhuma a brincar. Afinal de contas,...

Halo 5 completamente à borla? Saiba como obtê-lo!

Se por acaso é daquele tipo de jogadores que sempre gostou mais das consolas da Microsoft e como tal, possui neste momento uma Xbox...