Inicio Android Smartphones estão a dar cabo do sono de pais e adolescentes

Smartphones estão a dar cabo do sono de pais e adolescentes

A tecnologia trouxe um vício muito próprio. Estamos cada vez mais viciados nos dispositivos que transportamos no dia-a-dia. Este problema afeta não só os adolescentes, mas também os adultos. Apenas a título de exemplo, 45% dos pais dizem que estão viciados nos seus smartphones, contra 39% dos adolescentes.

Smartphones estão a dar cabo do sono de pais e adolescentes

Embora este seja uma tema controverso, já começa a existir um maior conhecimento por parte de especialistas e famílias. De acordo com um estudo da organização americana Common Sense Media (CSM), os pais estão mais preocupados com o tempo que passam nos smartphones, em comparação com o que se passava há alguns anos. Já os adolescentes estão menos preocupados, comparativamente a 2016.

De uma forma mais específica, a CSM refere que 52% dos pais sentem que gastam muito tempo nos seus dispositivos móveis, em comparação com apenas 29% em 2016. Por outro lado, apenas 39% dos adolescentes acreditam que gastam muito tempo nos seus dispositivos, em comparação a 61% em 2016.

Smartphones.

Os adolescentes não estão alheios a este problema dos pais.

Um total de 39% dos adolescentes acreditam que os seus pais gastam muito tempo nos seus dispositivos, em comparação com apenas 28% que disseram o mesmo em 2016.

Mais de metade dos pais e adolescentes – 54% e 58%, respectivamente – sentem-se distraídos pelo dispositivo móvel pelo menos uma vez por dia.

Entretanto, o vício é tão grande que ambos os grupos mantêm os seus smartphones próximos durante a noite. Quase um terço dos adolescentes dormem com o smartphone. Um em cada quatro pais afirmou que acordam pelo menos uma vez por noite para verificar o smartphone; um em cada três adolescentes relatou fazer o mesmo.

Isto é realmente um problema cada vez mais sério. Inicialmente era o adormecer, algo que o filtro de luz azul ajudou a resolver. Agora é mesmo o vício de vermos o que se passa online a toda a hora. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Gboard: preparado para uma grande atualização no design?

A Google tem estado a trabalhar num novo design do Gboard há dois meses. Agora parece que esta novidade já está a chegar aos...

OnePlus 8T: leak revela o que não esperávamos neste smartphone

O leaskter Steve Hemmerstoff e o blog Pricebaba estão de volta e com grandes revelações. Na prática, falamos das especificações do OnePlus 8T, bem...

Galaxy S20 FE: leak revela o hands-on e todas as especificações!

As imagens do primeiro hands-on para o Samsung Galaxy S20 FE acabam de chegar à Internet e dão um olhar mais detalhado sobre tudo...

iPhone 12 vs iPhone 11: Esta é a diferença na velocidade

iPhone 12 vs iPhone 11: Caso não saiba, apesar do infeliz adiamento do lançamento dos iPhone 12, a Apple decidiu revelar algums coisas acerca...

Já sabemos quais são os jogos da PS5 que chegarão à PS4!

Chegou finalmente o dia em que a Sony decidiu abrir os portões da informação e revelar quais os primeiros jogos a chegarem à PS5...