Smartphones estão a dar cabo do sono de pais e adolescentes

A tecnologia trouxe um vício muito próprio. Estamos cada vez mais viciados nos dispositivos que transportamos no dia-a-dia. Este problema afeta não só os adolescentes, mas também os adultos. Apenas a título de exemplo, 45% dos pais dizem que estão viciados nos seus smartphones, contra 39% dos adolescentes.

Smartphones estão a dar cabo do sono de pais e adolescentes

Embora este seja uma tema controverso, já começa a existir um maior conhecimento por parte de especialistas e famílias. De acordo com um estudo da organização americana Common Sense Media (CSM), os pais estão mais preocupados com o tempo que passam nos smartphones, em comparação com o que se passava há alguns anos. Já os adolescentes estão menos preocupados, comparativamente a 2016.

De uma forma mais específica, a CSM refere que 52% dos pais sentem que gastam muito tempo nos seus dispositivos móveis, em comparação com apenas 29% em 2016. Por outro lado, apenas 39% dos adolescentes acreditam que gastam muito tempo nos seus dispositivos, em comparação a 61% em 2016.

smartphones.

Os adolescentes não estão alheios a este problema dos pais.

Um total de 39% dos adolescentes acreditam que os seus pais gastam muito tempo nos seus dispositivos, em comparação com apenas 28% que disseram o mesmo em 2016.

Mais de metade dos pais e adolescentes – 54% e 58%, respectivamente – sentem-se distraídos pelo dispositivo móvel pelo menos uma vez por dia.

Entretanto, o vício é tão grande que ambos os grupos mantêm os seus smartphones próximos durante a noite. Quase um terço dos adolescentes dormem com o smartphone. Um em cada quatro pais afirmou que acordam pelo menos uma vez por noite para verificar o smartphone; um em cada três adolescentes relatou fazer o mesmo.

Isto é realmente um problema cada vez mais sério. Inicialmente era o adormecer, algo que o filtro de luz azul ajudou a resolver. Agora é mesmo o vício de vermos o que se passa online a toda a hora.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Google TV vai dar canais premium de borla mas há um requisito!

O Google TV está realmente fantástico. Tem uma interface bem conseguida e que nos dá um rápido acesso a tudo aquilo que procuramos. No...

Netflix processada por causa de uma das séries mais vistas!

Tendo em conta que existem montes de séries na Netflix que foram realmente capazes de conquistar meio mundo, a verdade é que podem também...

Atenção para quem vai jogar FIFA 22! Existem 3 novos ícones!

Tal como acontece todos anos, parece que foram apresentados novos jogadores que de certa forma merecem ficar marcados no mundo do futebol. Sendo que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!