Smartphones estão a dar cabo do sono de pais e adolescentes


Por em

A tecnologia trouxe um vício muito próprio. Estamos cada vez mais viciados nos dispositivos que transportamos no dia-a-dia. Este problema afeta não só os adolescentes, mas também os adultos. Apenas a título de exemplo, 45% dos pais dizem que estão viciados nos seus smartphones, contra 39% dos adolescentes.

Smartphones estão a dar cabo do sono de pais e adolescentes

Embora este seja uma tema controverso, já começa a existir um maior conhecimento por parte de especialistas e famílias. De acordo com um estudo da organização americana Common Sense Media (CSM), os pais estão mais preocupados com o tempo que passam nos smartphones, em comparação com o que se passava há alguns anos. Já os adolescentes estão menos preocupados, comparativamente a 2016.

De uma forma mais específica, a CSM refere que 52% dos pais sentem que gastam muito tempo nos seus dispositivos móveis, em comparação com apenas 29% em 2016. Por outro lado, apenas 39% dos adolescentes acreditam que gastam muito tempo nos seus dispositivos, em comparação a 61% em 2016.

smartphones.

Os adolescentes não estão alheios a este problema dos pais.

Um total de 39% dos adolescentes acreditam que os seus pais gastam muito tempo nos seus dispositivos, em comparação com apenas 28% que disseram o mesmo em 2016.

Mais de metade dos pais e adolescentes – 54% e 58%, respectivamente – sentem-se distraídos pelo dispositivo móvel pelo menos uma vez por dia.

Entretanto, o vício é tão grande que ambos os grupos mantêm os seus smartphones próximos durante a noite. Quase um terço dos adolescentes dormem com o smartphone. Um em cada quatro pais afirmou que acordam pelo menos uma vez por noite para verificar o smartphone; um em cada três adolescentes relatou fazer o mesmo.

Isto é realmente um problema cada vez mais sério. Inicialmente era o adormecer, algo que o filtro de luz azul ajudou a resolver. Agora é mesmo o vício de vermos o que se passa online a toda a hora.

Leia também

Ou veja mais notícias de Android, Especiais, Featured

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.