Inicio Android Smartphones: cinco coisas que temos de parar de fazer!

Smartphones: cinco coisas que temos de parar de fazer!

A generalização dos smartphones levou ao aparecimento de alguns hábitos que por vezes nem conseguimos controlar. De facto, fazemos várias coisas já em modo automático e nem nos apercebemos. Nas próximas linhas vamos olhar para as cinco coisas que temos mesmo de parar de fazer com os smartphones.

Smartphones: cinco coisas que temos de parar de fazer!

1. Estarmos sempre a olhar para o smartphone

Muitos estudos associam o uso excessivo e a dependência de smartphones a várias condições psicológicas, como depressão, ansiedade e comportamento compulsivo. Tudo isto pode parecer um pouco assustador e exagerado, mas já todos tivemos a sensação de ansiedade por nos termos esquecido do smartphone em casa. Os especialistas consideram que isto não é normal e como tal necessitamos de tomar algumas medidas.

Uma das formas mais utilizadas para quebrarmos um pouco esta dependência é darmos um passeio sem termos o smartphone ao pé. Pode ficar no carro ou em casa. Para além disso há outra questão. O facto de não ter o smartphone muito perto quando está a trabalhar até pode aumentar a sua produtividade.

2. Tirar fotografias ou filmar em vez de aproveitarmos um evento

Os smartphones substituíram muita coisa. De facto, até os isqueiros nos concertos. No entanto, podem estar a fazer-nos aproveitar menos a experiência que estamos a viver. As pessoas sentem-se tão pressionadas a mostrar onde estão, quer seja num concerto ou até numas férias fantásticas, que acabam por aproveitar menos o momento. Não pagamos um bilhete para ver um espectáculo através do ecrã de um smartphone.

smartphones parar

Afinal de contas na maioria dos momentos nem o estamos a gravar para nós. Estamos a fazer diretos e afins. Pouse o smartphone, foque-se no que está a ver e aproveite o momento. Eventualmente nem nunca mais voltará a ver as filmagens.

3. Beber e passar uma noite no smartphone

Este é provavelmente a pior opção de todas. Primeiro começamos a enviar coisas engraçadas aos amigos. Depois começamos a chateá-los de 5 em 5 minutos. Depois provavelmente acabamos a noite a fazer declarações a qualquer pessoa que conhecemos pela Internet. Para se poupar a estas coisas, mantenha-se sossegado numa noite de copos. Sossegado, quer dizer, com o smartphone no bolso. Assim vamos evitar eventuais situações embaraçosas.

smartphones parar

4. Partilhar demais

A questão da partilha exagerada quase que está ligada à anterior. Partilhar informações relevante com os nossos amigos não tem mal nenhum. No entanto, partilhar tudo a toda a hora, pode cair no estranho. Exemplo: Fui passear o cão. Cheguei agora a casa. Vou à casa de banho. Estou a lavar os pratos.

smartphones parar

Eventualmente são coisas que ninguém quer saber e podem tornar o seu mural em algo um pouco chato. Quantidade não é qualidade. Por isso pense bem antes de publicar.

5. Usar o smartphone em situações perigosas

Os acidentes acontecem e os smartphones dão a sua ajuda. Já nem vou falar em conduzir e usar o smartphone que é a coisa mais perigosa que se pode fazer. Num segundo a vida muda. Falo em concreto de andarmos na rua a olhar para o smartphone. Podemos ser atropelados por não vermos um carro que vem em velocidade excessiva, podemos ir contra alguém, enfim, uma variedade de problemas que podem surgir.

smartphones parar

Claro que é praticamente impossível colocarmos estes equipamentos de parte. Nem é essa a ideia. No entanto, por vezes desligarmo-nos um pouco pode fazer bem. Façam o que eu digo, não o que eu faço, já que vou ter dificuldade em cumprir tudo isto. Ainda assim estas são as cinco coisas que temos mesmo de parar de fazer com os smartphones. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

RTX 3060 Ti chega depois da RTX 3070 com 8GB de memória!

A NVIDIA está a passar um mau bocado devido a todo o seu sucesso... Uma frase confusa eu sei, mas que é facilmente explicada...

O Facebook quer ser a aplicação de mensagens ‘default’ do iPhone!

Há muitos anos que o Facebook deixou de ser uma simples rede social, estamos a falar de uma gigantesca empresa detentora da maior rede...

HarmonyOS 2.0 prepara-se para atacar PCs, TVs e smartphones

A Huawei resolveu assinalar o aniversário do lançamento da primeira Smart TV da Huawei com o sistema operativo Hongmeng, ou se preferir, HarmonyOS. A...

(Rumor) Marvel’s Spider-Man na PS Plus de Outubro!?

O exclusivo Sony PlayStation 4 'Marvel's Spider-Man' é na opinião de muitos jogadores, um dos melhores jogos da atual geração de consolas! Sendo também...

Os novos iPhone 12 irão ser anunciados no dia 13 de Outubro!

Normalmente, quando não temos uma epidemia às costas, a Apple apresenta e lança os seus novos iPhones em setembro! Ao patrocinar um gigantesco evento...