Se há uma coisa que tem de mudar no mundo dos smartphones, nomeadamente no lado Android da coisa, é o calendário de lançamento das marcas mais poderosas e populares do mercado.
Ou seja, como já disse várias vezes, a Xiaomi não pode lançar primeiro na China e depois no resto do mundo, e a Samsung não pode lançar a sua nova gama de aparelhos 4 ou 5 meses após o lançamento do último iPhone.
Graças a tudo isto, o mercado está novamente estagnado, e na verdade, completamente partido.
Sendo exatamente por isso que começa a ser possível começar a ver alguns movimentos para facilitar os lançamentos das fabricantes mais importantes como as mencionadas em cima.
Smartphones Android de topo mais cedo no mercado!?
Portanto, a Qualcomm já percebeu que precisa de se mexer de forma a possibilitar novas datas de lançamento mais interessantes para as suas parceiras. Isto significa que os trabalhos à volta do Snapdragon 8 Gen4 começaram bastante mais cedo, e como tal, a produção em massa pode começar já no final do verão de 2024, muito provavelmente em Setembro.
Isto significa que o processador já está a ser testado de forma extremamente rigorosa, e ao que tudo indica, todos os planos da Qualcomm estão a correr pelo melhor, especialmente na parte do aumento da performance, visto que os núcleos Oryon estão a corresponder às expetativas.
Afinal, segundo alguns leaks, o Snapdragon 8 Gen3 compete lado a lado com o Apple M3, e parece ser quase 50% mais rápido que o atual Snapdragon 8 Gen3 em tarefas multi-thread.
Curiosamente, a frequência parece chegar sem grandes problemas aos 4 GHz!
O que muito se deve ao facto de a Qualcomm ter agora acesso às linhas otimizadas de 3nm da TSMC.
Lançamento quando?
A Xiaomi costuma ser a primeira fabricante a anunciar novos topo de gama baseados no mais recente SoC da Qualcomm. Assim, com um lançamento mais cedo, podemos estar a olhar para uma gigante Chinesa pronta a fazer um anúncio logo em Setembro ou Outubro.
A Samsung é outra fabricante muito dependente daquilo que a Qualcomm quer fazer!
Como tal, pode também antecipar o seu lançamento para Dezembro em vez de Janeiro como aconteceu em 2024.
Infelizmente, talvez ainda seja insuficiente para “chatear” a Apple. Que por sua vez tem o seu lançamento sempre em Setembro, com os primeiros smartphones a chegarem a sério ao mercado em Outubro. Porém, é melhor… É sem qualquer dúvida um passo na direção certa!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!